Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PRPPI lança edital de afastamento para qualificação de servidores; confira

PRPPI lança edital de afastamento para qualificação de servidores; confira

Inscrições seguem abertas até 11 de janeiro

por Roberta Rocha publicado: 02/12/2020 18h22, última modificação: 02/12/2020 18h28

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) torna público, nesta quarta-feira (2), o lançamento do edital nº 11/2020, referente ao processo seletivo para afastamento integral de servidores para qualificação em pós-graduações stricto sensu e pós-doutorado, no país e no exterior. As inscrições no edital estarão abertas de 2 de dezembro a 11 de janeiro.

Ao todo, são 177 vagas ofertadas, sendo 69 para docentes e 108 para técnicos-administrativos, distribuídas entre os campi e a Reitoria da instituição. A distribuição dessas vagas partiu do diagnóstico de levantamento de necessidades efetuado pela Diretoria de Gestão de Pessoas, bem como do quantitativo de servidores já afastados por campus.

Os interessados no afastamento podem concorrer mesmo quando não houver vaga estabelecida para sua unidade de lotação ou nível de interesse. De acordo com o edital, há possibilidade de remanejamento de vagas, portanto, as vagas não utilizadas em um campus poderão ser cedidas para outra unidade, conforme anuência de suas Direções-gerais e classificação dos respectivos candidatos no cadastro de reserva.

Os requisitos, documentação e demais disposições do edital estão em conformidade com as resoluções nº 39/CS/2019, de 02 de dezembro de 2019, nº 40/CS/2019, de 05 de dezembro de 2019, e 12/CS/2020, de 18 de março de 2020, bem como o Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas.

Critérios de seleção - Entre os requisitos para conseguir o afastamento, o servidor precisa ter sido aceito, como aluno regular, em um programa de pós-graduação stricto sensu ou de pós-doutorado no país ou no exterior, onde o horário, o local ou as atividades desenvolvidas no curso inviabilizem o cumprimento de sua jornada semanal de trabalho. Além disso, o projeto de pesquisa a ser desenvolvido no período deverá estar alinhado à área de atuação do candidato na instituição.

Os critérios de pontuação, quando o número de concorrentes for superior ao de vagas, serão o tempo necessário para conclusão do curso, o tempo de efetivo exercício no quadro permanente do Ifal, a aprovação em curso ofertado fora do estado de Alagoas e a pontuação na última avaliação de desempenho.

A divulgação do resultado preliminar do processo seletivo está prevista para o dia 18 de janeiro. Serão disponibilizadas duas classificações, sendo uma por unidade ou campus de lotação e a classificação geral, para cadastro de reserva e análise de possível remanejamento das vagas remanescentes entre os campi.

Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo, o e-mail para contato é comissao.afastamento.pos@ifal.edu.br.

Confira mais informações no edital.