Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Residência Pedagógica do Ifal recebe inscrições de 5 a 11 de outubro
conteúdo

Notícias

Programa de Residência Pedagógica do Ifal recebe inscrições de 5 a 11 de outubro

Objetivo é selecionar licenciandos residentes e professores preceptores

por Roberta Rocha publicado: 02/10/2020 20h38, última modificação: 05/10/2020 13h12

O Programa de Residência Pedagógica do Instituto Federal de Alagoas - Ifal torna público, nesta sexta-feira (2), a abertura de processo seletivo para oferta de bolsas de residência pedagógica a estudantes de licenciatura do Ifal e a docentes da Educação Básica nas redes públicas municipal, estadual ou federal de Alagoas, que lecionem nas escolas especificadas no certame e desejem atuar como preceptores, acompanhando os estudantes residentes nas escolas-campo. São dois editais, uma para cada segmento, e as inscrições em ambos vão de 5 a 11 de outubro

No Edital Nº 195/2020/Proen/DAP, podem concorrer alunos regularmente matriculados nos cursos de licenciatura de Ciências Biológicas, Física, Letras/Português, Matemática e Química do Ifal, interessados em atuar como bolsistas residentes. 

Nessa categoria, são 120 vagas distribuídas nas cidades de Maceió, São José da Laje, Palmeira dos Índios, Arapiraca e Penedo, nas modalidades presencial ou a distância.  O formulário de inscrição ficará disponível, no prazo estipulado, neste link. A bolsa ofertada é no valor de R$400,00 mensais e vigência de 18 meses. para aqueles candidatos selecionados mediante entrevista e análise da documentação.

Já o Edital Nº196/2020/Proen/DAP, voltado a docentes das licenciaturas mencionadas, oferta 12 vagas com bolsas no valor mensal de R$ 765,00, também em vigência de 18 meses. As inscrições devem ser feitas neste endereço eletrônico. O processo de seleção envolve entrevista, produção de Carta de Intenção e análise da documentação.

O resultado dos editais está previsto para o dia 30 de outubro e o início das atividades, para 9 de novembro de 2020. 

Sobre a Residência Pedagógica - Trata-se de um programa institucional com foco na imersão planejada e sistemática de discentes de licenciatura em ambiente escolar, buscando a vivência aprofundada e a experimentação de situações concretas do cotidiano da escola e da sala de aula, que servirão de objeto de reflexão e de articulação entre teoria e prática na formação docente.

Acesse os editais de seleção de estudantes e docentes para a Residência Pedagógica.