Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Bolsa Permanência inicia novas inscrições para graduandos indígenas e quilombolas

Período para preenchimento de formulário on-line inicia nesta segunda-feira (24)

por Jhonathan Pino publicado: 21/01/2022 15h14, última modificação: 21/01/2022 15h14

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (21), a Portaria nº 42, de 20 de janeiro de 2022, regulamentando a abertura de novas inscrições para o Programa de Bolsa Permanência (PBP), que concede auxílio financeiro a estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos superiores de graduação presencial, ofertados pelas instituições federais de ensino superior.

As inscrições deverão ser realizadas por meio do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP), entre 24 de janeiro e 28 de fevereiro de 2022, observadas as regras constantes da Portaria MEC nº 389, de 2013.

De acordo com o programa, durante o ato de inscrição on-line, o/a estudante deverá responder a todas as perguntas relacionadas às questões socioeconômicas e em relação à trajetória e desempenho acadêmico, bem como deverá anexar os documentos listados em edital no próprio sistema. É necessário também a abertura do processo, de acordo com as orientações do Departamento de Políticas Estudantis (DPE), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Veja aqui!

Após a inscrição, a Coordenação de Assistência Estudantil, na Reitoria, entrará em contato com o/a responsável pela Assistência Estudantil da unidade de origem do/a estudante para informar sobre pendências de documentação anexada.