Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proen realiza encontro de consolidação das licenciaturas

Proen realiza encontro de consolidação das licenciaturas

Evento Prodocência no Ifal

publicado: 03/06/2015 11h13, última modificação: 03/06/2015 11h13

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizou na manhã dessa quarta-feira, 03, a abertura do Encontro Prodocência, no Hotel Tambaqui, no bairro Ponta Verde, Maceió.

O Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) é uma ação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior)  com a finalidade de fomentar a inovação e a elevação da qualidade dos cursos de formação para o magistério da Educação Básica, na perspectiva de valorização da carreira docente. O programa apoia projetos de caráter institucional, de instituições públicas de ensino superior, que possuam cursos de licenciaturas em funcionamento.

A proposta desse evento, no Ifal, é avançar nas discussões em torno dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura, com ênfase na organização curricular e no alinhamento das propostas das modalidades presenciais e a distância.

O palestrante, Paulo Marinho, é cientista da educação, pesquisador do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIEE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Tem pós-doutoramento pelo Centro de educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A temática abordada foi: O icebergue da cultura organizacional (escolar) e as implicações no trabalho docente - relações do trabalho docente e as relações comunicacionais nas organizações.

O Prodocência fomenta estratégias para a qualificação profissional dos docentes das licenciaturas e à criação de metodologias inovadoras e materiais didático-pedagógicos a partir da socialização de experiências”, afirma Luiz Henrique Lemos, pró-reitor de ensino do Ifal.

registrado em: ,