Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proen abre chamada para propostas de cursos de formação

Proen abre chamada para propostas de cursos de formação

As inscrições podem ser feitas até 05 de abril

publicado: 09/03/2021 18h52, última modificação: 26/03/2021 09h38

A Pró-reitoria de Ensino (Proen) divulgou nesta terça-feira, 9, uma chamada referente à abertura de inscrições do processo de seleção simplificada para propostas de cursos de formação em serviço, tendo como proponentes os docentes ou as equipes técnico-pedagógicas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), articuladas ao eixo principal: “Ensino Híbrido e Práticas Pedagógicas", com o objetivo de contribuir para a formação em serviço de docentes, técnicos/as em assuntos educacionais, pedagogos/as e assistentes de alunas/os da instituição, na modalidade a distância.

O período de inscrições começou hoje e ocorrerá até o dia 05 de abril de 2021. As propostas selecionadas se constituirão em atividades formativas de curso de formação em serviço para docentes e equipes técnico-pedagógicas do Ifal a serem ministradas por seus proponentes. O proponente deve ser servidor(a) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) ou servidor de outro Instituto Federal convidado por servidor do Ifal (na condição de proponente principal) a fazer parte da proposta.

Além disso, todos/as proponentes devem ser da carreira docente, pedagogo(a) ou técnico(a) em assuntos educacionais e possuir experiência com tecnologias digitais e metodologias ativas e/ou terem participado dos programas gerenciados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Por fim, é preciso ter disponibilidade de até 20h semanais para atuar como formador(a) durante o período de oferta do curso.

A submissão ocorrerá por meio do preenchimento de dois formulários eletrônicos conforme os links dispostos no edital. A seleção será realizada em fase única, de caráter classificatório, e o resultado final será divulgado no portal oficial do Ifal até o dia 09 de abril de 2021.

Esforço institucional

A ação de formação em serviço iniciou em 2020, quando do início do Ensino Remoto no Ifal, por meio da publicação de edital para seleção de formadores para ministrar aulas em quatro cursos: SIGAA: formação inicial; Uso Pedagógico do SIGAA/Ifal; Ressignificação das práticas didático-pedagógicas por meio de metodologias ativas; Ferramentas tecnológicas para atividades educacionais. Na ocasião, o Ifal atendeu a uma demanda de formação docente que resultou na formação de 08 turmas, distribuídas em dois ciclos de ofertas, com professores e pedagogos da própria instituição como formadores e coordenadores da ação.

De acordo com a diretora de articulação de ensino, Elisabete Duarte, a ação está articulada ao Plano de Desenvolvimento Institucional do Ifal (PDI 2019-2023) e fortalece a compreensão sobre os princípios e práticas pedagógicas no Ensino Híbrido, em virtude do contexto de pandemia, causado pela Covid-19 . "Agora, o nosso desafio consiste em propor cursos que atenderão às demandas relacionadas ao ensino híbrido e suas práticas pedagógicas, pautado em momentos presenciais e não-presenciais, além de promover formação para um maior número de cursistas e com uma diversidade de temas dentro do eixo principal, na perspectiva que seremos formadores e estaremos também em processo de formação em serviço", afirmou a diretora.

O reitor Carlos Guedes pontua o esforço institucional que tem sido mobilizado para a promoção de ações imprescindíveis como essa, que fomentam uma política de formação em serviço, a partir de uma mediação pedagógica qualificada. “A complexidade do cenário atual tem exigindo, cada vez mais, ações voltadas para a formação continuada de nossos profissionais, na certeza de que esse esforço tem por objetivo o cumprimento do nosso objetivo estratégico de assegurar aos nossos discentes condições de permanência e êxito na nossa instituição”.

Para mais informações, acesse o Edital.