Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Portal realiza série de reportagens sobre patentes depositadas pelo Ifal em janeiro

Quatro reportagens vão mostrar os quatro produtos inovadores patenteados neste início de ano

publicado: 04/02/2019 09h54, última modificação: 08/02/2019 11h10

Neste mês de janeiro, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) recebeu a notícia de depósito de suas quatro primeiras patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Os professores Edison Camilo, Felipe Thiago, Ingrid Sofia e Táscya Morganna, foram reconhecidos pelo ineditismo dos produtos desenvolvidos em seus laboratórios, com a ajuda de dezenas de alunos dos campi onde atuavam, Maceió, Penedo, Murici e Satuba, respectivamente.

Em comum, todos eles passaram por uma série de experiências que demorou anos de  testes, sem que seus resultados pudessem ser divulgados, para que não perdessem o requisito de novidade.

Com o auxílio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), na realização da prospecção tecnológica, as invenções foram avaliadas se atendiam aos requisitos exigidos para o patenteamento: novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.

A coordenadora do núcleo, Danielle Clara, explicou que o NIT é o órgão do Ifal responsável por fazer a ponte entre a academia e o setor produtivo, “cumprindo o papel previsto na lei de criação dos Institutos Federais, de que devemos buscar uma pesquisa de caráter aplicado, que transmita não apenas o conhecimento teórico, mas também traga uma mudança na qualidade de vida e na sociedade na qual o IF está inserido”, pontuou.

Após o desenvolvimento das pesquisas, o núcleo, juntamente com os inventores, são os responsáveis pela redação das patentes e pelo depósito no Inpi, que é o órgão definido pelo Estado para chancelar os títulos de propriedade industrial no Brasil. Após o depósito, cria-se uma expectativa do direto sobre a invenção, que é integrada ao portfólio de tecnologias do Ifal.(No centro) a coordenadora do NIT, Danielle Clara, lembra que interessados devem procurar o núcleo para o estabelecimento de contrato com os produtos e processos.JPG

A partir de então, são planejadas estratégias de identificação de potenciais interessados em sua aquisição. “Com isso podemos ofertá-la ao setor produtivo que, demonstrando interesse, iniciará com o NIT a negociação para a transferência de tecnologia, que é uma contratação em que o interessado pagará o valor estipulado contratualmente e que será revertido para o Ifal e inventores da invenção transferida”, explicou Danielle. Caso alguma empresa tenha interesse, ela tem que procurar o núcleo.

Além das quatro patentes com as quais entraremos em contato, essa semana, com as reportagens, o NIT já está em processo de redação de mais uma patente e em processo de finalização de um catálogo de 11 desenhos industriais, também em fase de redação. Nesses casos, o processo de proteção é similar, o que varia são os prazos e exigências.

“Catalogamos também 14 programas de computador, estes ainda estão sendo avaliados sobre a continuidade, ou não, do desenvolvimento. O número é maior porque os requisitos e redação para o processo no Inpi são mais simples, se comparados ao processo de patente de invenção”, explicou a coordenadora.

Confira a série a partir desta terça-feira, 5, e entenda quem são os protagonistas da inovação no Ifal.

registrado em: , ,