Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa faz levantamento do interesse da comunidade interna em realizar cursos de inglês e espanhol

Prazo para respondê-la vai até o dia 31 de março

publicado: 09/03/2022 11h25, última modificação: 09/03/2022 13h03

Por Leonardo Teles - estudante de Jornalismo

O Centro de Idiomas (Cenid) está conduzindo uma pesquisa com servidores e discentes de todos os campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) para identificar o interesse da comunidade interna em realizar cursos de inglês e espanhol em forma de cursos contínuos e/ou de curta duração de aperfeiçoamento da aprendizagem.

A pesquisa é on-line e deve ser respondida até dia 31 de março. Para participar, basta clicar neste formulário que é composto de apenas cinco perguntas, em forma de múltipla escolha e caixa de seleção.

A partir dos dados coletados, será possível obter um diagnóstico quanto aos tipos de cursos que a comunidade tem maior interesse e/ou necessidade em realizar em cada campus e, com isso, desenvolver futuras ações no sentido de atender a essa demanda.

Sobre o Cenid

Há pelo menos dez anos, o Cenid vem desenvolvendo uma série de ações que visam à internacionalização do Ifal, bem como o fortalecimento do ensino de línguas adicionais. Dentre suas principais ações, destacam-se: aplicações de teste de nivelamento para a formação da primeira turma de preparação para o exame de proficiência IELTS (International English Language Testing System); TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e TOEIC (Test of English for International Communication), além de curso preparatório para o e aplicação de exames de proficiência para os editais da Finlândia em 2013/2014.

Além disso, com a adesão ao Edital nº 100/2017 (SETEC/MEC), foi criado o NUCLI-IsF, que ofertou cursos preparatórios para testes de proficiência em inglês; testes e exames de nivelamento e proficiência linguística gratuitos subsidiados pelo MEC; trabalhou em rede para construção da Política Linguística e de internacionalização do IFAL e criou o Projeto de Curso de Línguas (Edital Nº 01/2018/Centro de Línguas/IFAL).

Atualmente, as ações são desenvolvidas de forma articulada com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI), a Coordenação de Relações Internacionais (CRI), e com a Comissão de Línguas que atualmente é composta por docentes de quase todos os campi.

"O Cenid tem imprimido esforços para a implementação da Política Linguística do Ifal (Resolução nº 24/CS, de 12 de novembro de 2018), que visa, dentre outras coisas: contribuir para a internacionalização do Ifal; ampliar o acesso da comunidade institucional ao estudo de línguas adicionais; promover cursos para a comunidade acadêmica, bem como apoiar ações que favoreçam a mobilidade internacional dos estudantes e servidores da instituição. É válido pontuar ainda que a Política Linguística é uma ação institucional estratégica para o Ifal e que todos os docentes de línguas adicionais da instituição integram o Centro de Idiomas”, ressalta o Coordenador do Centro de Idiomas, Everton Marques.