Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Parceria entre Ifal e Huawei garante oferta de capacitação gratuita em 5G

Parceria entre Ifal e Huawei garante oferta de capacitação gratuita em 5G

Inscrições abertas até 23 de agosto

por Roberta Rocha publicado: 11/08/2020 18h52, última modificação: 12/08/2020 19h22

Uma parceria firmada entre o Instituto Federal de Alagoas - Ifal e a Huawei , líder global de infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, vai garantir a oferta de capacitação em 5G para estudantes e profissionais do Ifal e da comunidade externa. Os interessados em adquirir conhecimentos na área devem se inscrever até 23 de agosto, no endereço https://huawei.cpsoftware.com.br/.

O treinamento será ministrado gratuitamente, no período de 31 de agosto a 2 de outubro, com aulas on-line realizadas pelo Google Meet nas terças e quintas-feiras, de 19h30 às 21h30, além das aulas gravadas disponibilizadas no Google Classroom.  É possível conferir o conteúdo programático de cada semana de aula no site de inscrição.

"Em função da pandemia do coronavírus, as atividades serão realizadas remotamente. Teremos aulas ao vivo e vários materiais em vídeo e texto serão disponibilizados para os estudantes. Os instrutores são docentes com vasta experiência de ensino e com domínio de tecnologias educacionais para atividades não presenciais.”, detalhou o professor do Ifal Maceió Flávio Medeiros, coordenador do projeto.

Para participar do treinamento, é necessário ter nível básico de língua inglesa para leitura. As aulas serão ministradas em português, mas está prevista a utilização de material em inglês.

Ao final dos simulados, os estudantes da capacitação que se destacarem irão receber um voucher para obter a Certificação Huawei HCIA-5G. O custo convencional para fazer o referido exame é de 200 dólares.

Sobre o convênio - No segundo semestre deste ano, o Ifal foi credenciado como membro do programa de cooperação Huawei ICT Academy, iniciativa que habilita instituições de ensino a oferecerem treinamento em tecnologias da empresa em questão.

Esse credenciamento ocorreu graças à articulação de Flávio Medeiros e dos docentes do Campus Rio Largo Glauber Ferreira e Leonardo Fernandes. Eles integram o Centro de Pesquisa em Software - CPSoftware, grupo de pesquisa que atua no desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em colaboração com parceiros do setor produtivo.

Representante do Ifal na cooperação Huawei ICT Academy, Medeiros destacou o apoio institucional da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifal para que o programa pudesse ser implantado na instituição, colaborando com a missão de apoiar e induzir atividades de inovação tecnológica.

“Esse projeto de capacitação vai preparar estudantes e professores da área de TIC, assim como profissionais da área de telecomunicações do estado de Alagoas para as tecnologias de redes 5G. São várias tecnologias inovadoras englobadas em uma mesma temática”, ressaltou.

Capacitação e certificação em 5G -  A expectativa dos organizadores é que a capacitação em 5G possa desenvolver talentos com habilidades práticas para atuar na indústria global de TIC.

"O objetivo da capacitação é promover e replicar os conhecimentos técnicos necessários para a formação e a certificação de profissionais no segmento de mercado do 5G, com foco no aumento de recursos humanos na área e no estímulo à formação dos discentes na área de tecnologia, através da experiência com produtos Huawei utilizados no mercado", apontou o coordenador.

De acordo com o CPSoftware, o 5G é a quinta e mais recente geração de tecnologias de comunicação móvel celular, capaz de atender os requisitos de alta velocidade de serviços de Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista, a comunicação em larga escala entre máquinas e permitindo maior controle para indústrias, quando aplicada em procedimentos como Manufatura Inteligente e Veículos Autônomos.

Saiba mais no endereço https://cpsoftware.com.br.