Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novo edital de habilitação de empresas juniores recebe inscrições de propostas

Novo edital de habilitação de empresas juniores recebe inscrições de propostas

por Roberta Rocha publicado: 29/03/2021 18h39, última modificação: 29/03/2021 18h41

A Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal de Alagoas - Ifal publicou nesta segunda-feira, 29, o Edital nº 03/2021, voltado ao recebimento de propostas para habilitação e reconhecimento de empresas juniores na instituição. As inscrições serão feitas em fluxo contínuo, a partir do lançamento do edital até março de 2022, por meio de abertura de processo do tipo projeto de extensão no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos - Sipac.

Podem inscrever propostas docentes do quadro ativo permanente do Ifal, vinculados a um dos cursos que seja da área de atuação da Empresa Júnior. A Empresa Júnior candidata à habilitação deve ser vinculada ao Instituto e desenvolver, sem fins lucrativos, atividades relacionadas ao campo de abrangência de pelo menos um curso de graduação, indicado em seu estatuto.

Já os discentes, para integrar o empreendimento, precisam estar regularmente matriculados em curso de graduação da instituição e participar do Programa Único de Federação das Empresas Juniores do Estado de Alagoas - Fejea

Conforme o edital, é considerada Empresa Júnior a entidade em forma de associação civil, gerida por estudantes de ensino superior, com o propósito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos associados, capacitando-os para o setor produtivo.

Passo a passo - Os processos devem ser abertos na unidade onde a Empresa Júnior funcionará e onde os discentes que nela atuarão estão matriculados. No Sipac, a documentação exigida deve ser encaminhada primeiramente às coordenações dos cursos relacionados à Empresa Júnior, para validar a relação entre as atividades da empresa e o referido curso.

Em seguida, o processo vai precisar do aval da direção-geral do campus, que emitirá parecer em até 10 dias da abertura do procedimento. Na avaliação, serão considerados critérios como a viabilidade técnica e econômica e a articulação com Pesquisa e Ensino. Após esse despacho é que a proposta deve ser encaminhada à Coordenação de Projetos da Proex para a análise final.

O prazo para a apreciação da Proex será de até 10 dias úteis após o recebimento do processo. Em caso de parecer negativo, cabe recurso. Em caso de decisão favorável, a Empresa Júnior será regularizada e, em até 100 dias após a aprovação, obterá o registro na Fejea.

Para esclarecer dúvidas sobre o certame, o e-mail para contato é projetos.proex@ifal.edu.br.

Acesse o edital na íntegra para mais informações.