Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota de repúdio e esclarecimentos

Nota de repúdio e esclarecimentos

publicado: 11/07/2020 17h23, última modificação: 11/07/2020 17h23

Na noite desta quinta-feira (09), após a realização de reunião remota do Colégio de Dirigente (CD), fomos surpreendidos com a publicação de um vídeo do Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas (Sintietfal), cujo conteúdo não apresenta a realidade dos fatos ocorridos naquele espaço. Nem mesmo o posicionamento e os encaminhamentos do Colegiado quanto a análise da proposta de planejamento para o desenvolvimento de atividades acadêmicas não presenciais, de forma experimental, visto o contexto de pandemia.

O reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) vem a público, por meio dessa nota, manifestar seu total repúdio a essa fala desrespeitosa, inibidora, abusiva, constrangedora e externar sua solidariedade as/os integrantes do Colégio de Dirigentes de nossa instituição e ao trabalho incansável realizado em todos os campi.

Cabe aqui registrar, que a proposta foi resultado de um debate democrático e dialogado com todas/os as/os diretoras/es/chefes de departamento de ensino dos campi, por meio de diversas reuniões, respeitando as particularidades e especificidades de cada unidade. Foram consideradas as normatizações institucionais e sanitárias já postas nos cenários local e nacional, e que apontam para uma impossibilidade, a curto e médio prazos, para o retorno presencial, com segurança, nesse momento de pandemia da COVID-19.

Esclarecemos que a proposta apresentada para o retorno, com segurança,  é de forma gradual, a partir da análise da realidade de cada campus, e somente com as turmas de séries/módulos/períodos finais e com as turmas que estão em progressão parcial e de componentes curriculares possíveis para uma avaliação no período de 30 (trinta) dias, com o acompanhamento do plano de atividades por parte da Pró-reitoria de Ensino (Proen). Diante disso, o Colegiado, de forma consensual, validou o aprofundamento da discussão dessa proposta para a retomada das atividades acadêmicas de forma remota.

Salientamos que a gestão do Ifal não permitirá e nem planeja ações que comprometam a integridade física e, sobretudo, a vida das/os nossas/os estudantes, servidoras/es e seus familiares! Estamos desenvolvendo atividades não presenciais para mantermos o vínculo com as/os discentes e estimular o cognitivo, ao promover debates e informações para além dos componentes curriculares, visto o compromisso institucional com a permanência e êxito de nossas/os estudantes.

E mais, asseveramos que a nossa gestão é pautada pelo equilíbrio e diálogo com todas/os, a partir de um comportamento humanizado, verdadeiro e empático, em perfeito alinhamento com a missão e valores do Ifal.  Nesse espaço de educação não há lugar para a intolerância, grosseria, violência moral, desinformação e o constrangimento de colegas servidores.

Aproveitamos para reafirmar o compromisso institucional com o respeito à diversidade, à ética e à promoção de um ambiente educacional democrático, plural e de inclusão social, e que em hipótese alguma hesitará em defender o livre exercício das atribuições e que a tentativa de intimidações, parta de onde partir, não impedirá a continuidade no salto de qualidade das ações que promovam e fortaleçam a educação de qualidade social, pública e gratuita que ofertamos.

Precisamos ter o Ifal em nosso coração, respirar pessoas, produzir vidas iluminadas e não contaminarmos o mundo  com noites traiçoeiras e de escuridão.

Mais do que nunca, o momento é totalmente inoportuno para posições extremistas e requer a união de todos os segmentos institucionais para o alcance da nossa missão, com o compromisso ético e a disposição para o diálogo e para o trabalho colaborativo.

CARLOS GUEDES

Reitor do Ifal