Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Participação em missão internacional começa a gerar parcerias no Campus Santana
conteúdo

Notícias

Participação em missão internacional começa a gerar parcerias no Campus Santana

Instituição recebe três kits de irrigação, que irão ajudar na infraestrutura da Fazenda Experimental

publicado: 06/12/2017 11h19, última modificação: 06/12/2017 15h57
Exibir carrossel de imagens Na foto, gestores do Campus Santana e da Secretaria Estadual de Agricultura

Na foto, gestores do Campus Santana e da Secretaria Estadual de Agricultura

 

A participação do Diretor do Campus Santana do Ipanema, Gilberto Gouveia Neto, na Missão Internacional que levou gestores do Ifal ao Oriente Médio começa a dar frutos importantes para o desenvolvimento da instituição. Em novembro, a convite do SEBRAE, o gestor conheceu, durante dez dias, todo aparato tecnológico e de recursos hídricos de Israel, um jovem país, que em apenas 69 anos já desponta no cenário internacional como detentor de tecnologias inovadoras, que fez a região prosperar em meio à dificuldade da qualidade dos seus solos e do pequeno volume de chuvas.

 

 

 

Na oportunidade, Gilberto conheceu a empresa líder mundial no quesito gestão de águas, a Netafim, que apresenta soluções inteligentes quando o assunto é sustentabilidade. O conhecimento adquirido na empresa pode ser de grande importância para a região da caatinga sertaneja, que sofre de condições semelhantes à Israel.  Gerar produtividade com o uso de menos recursos é o diferencial da gestão de águas no pequeno país do Oriente Médio.

 

 

 

Conquistas iniciais

 

No último dia 23 de novembro, o Campus Santana viveu um capítulo importante na sua trajetória, iniciada em 2010: a inauguração da Fazenda Experimental Agropecuária, localizada a pouco menos de 5km do campus, que conta com uma extensa área de 250.000 m2 e que será instrumento pedagógico decisivo na formação técnica dos cursos em agropecuária. 

Na foto, a técnica de irrigação por gotejamentoO local servirá de base para as aulas práticas e já sente os efeitos positivos das parcerias que estão sendo firmadas pelo Campus Santana. Na última semana, a instituição recebeu 3 kits de irrigação localizada por gotejamento, com mais de 500 m2 cada. Os materiais maximizam a produtividade por meio do uso de recursos de produtos de ótima qualidade, que não necessitam de investimentos adicionais com infra estrutura e serão essenciais para o início das atividades na fazenda. A doação partiu da Superintendência de Irrigação, da Secretaria Estadual de Agricultura. O encontro, que culminou com a entrega dos kits, contou com a participação da Diretor do Campus, Gilberto Gouveia Neto, do Chefe do Departamento de Administração, Pedro Valadares, do Superintendente de Irrigação, Silvio Azevedo, e do Secretário Estadual da Agricultura, Antônio Dias Santiago. No mercado atual, os produtos podem chegar a R$ 2 mil cada, sendo reconhecidos como uma das melhores soluções para irrigação por gotejamento. "O fortalecimento das parcerias é de suma importância para que consigamos melhorar a formação dos nossos alunos. O reflexo dessa ação será sentido pela nossa região, que receberá mão de obra qualificada e com o conhecimento de importantes ferramentas tecnológicas para uso no meio agropecuário", ressaltou o Diretor do campus, Gilberto Neto. Novas parcerias estão sendo buscadas para viabilizar a oferta de uma educação de qualidade na instituição.


registrado em: