Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MCTIC divulga chamadas para pesquisas de prevenção e combate à Covid-19

MCTIC divulga chamadas para pesquisas de prevenção e combate à Covid-19

São três pleitos para financiar investigações científicas e o desenvolvimento de tecnologias

publicado: 08/04/2020 10h43, última modificação: 09/04/2020 07h55

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) está organizando diversas chamadas voltadas ao enfrentamento à nova pandemia da CoViD-19 e em temas relacionados a endemias e epidemias típicas no país. Alguns deles já iniciaram as inscrições, como o Edital Nº 9/2020, de "Prevenção e combate a surtos, endemias, epidemias e pandemias", voltado às áreas de Epidemiologia; Infectologia; Microbiologia; Imunologia; Bioengenharia e Bioinformática. OS outros ainda estão em fase de construção e devem ser publicados na próxima semana.

As inscrições para o Edital Nº 9/2020 acontecem até o dia 30 de abril. Podem concorrer a ele docentes vinculados aos programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Além de encaminhar o projeto de pesquisa científica, o proponente deve montar uma equipe, preferencialmente, com outros pesquisadores vinculados ao seu programa de pós-graduação ou a outros programas de pós-graduação da mesma IES, que de maneira articulada desenvolva as ações delineadas pela proposta. Cada projeto aprovado será contemplado com até 30 bolsas e um o valor máximo de até R$ 345.000,00, para custeio e capital.

Pesquisas de combate ao coronavírus

Um das chamadas cujo edital está em processo de confecção é uma parceria entre o MCTIC e o Ministério da Saúde (MS), que juntos investirão 50 milhões em pesquisas sobre novos métodos de diagnóstico, tratamento e interrupção da transmissão no país do coronavírus.

Esta iniciativa vai contemplar pesquisas relacionadas ao desenvolvimento e avaliação de testes diagnósticos, de medicamentos e vacinas contra à Covid-19, testes clínicos com paciente, patogênese do vírus, entre outros assuntos relacionados à doença.

O edital desta chamada será publicado na próxima semana, poderão participar pesquisadores vinculados a instituições científicas, tecnológicas ou de inovação, tanto públicas quanto privadas. Serão 20 dias de prazo para as inscrições, a contar da data de publicação.

EPI/EPC para biossegurança de equipes médicas e hospitalares

Outro pleito em desenvolvimento e cujo edital será publicado na próxima semana é uma chamada pública para que soluções de mercado possam ser aceleradas ou aperfeiçoadas para enfrentamento ao coronavírus. Neste caso, serão beneficiadas propostas de produção de equipamentos e sistemas de proteção individual (EPI) e coletivos (EPC) para a segurança da equipe de profissionais da saúde e equipes auxiliares na cadeia de atendimento médico hospitalar.

Com disponibilidade de 5 milhões de reais, o público-alvo deste edital incluirá empresas de todos os portes, incluindo startups e empresas de base tecnológica, da cadeia de valor de insumos médicos e hospitalares e cadeias correlatas ou de outras que detenham tecnologias aplicáveis nos equipamentos e sistemas em citados, preferencialmente em parceria com centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento e universidades.

Segundo o ministro Marcos Pontes, esta ação pretende apoiar não somente novos produtos, mas também a agregação de novas funcionalidades e a adaptação e aplicação de tecnologias disponíveis em outras cadeias. Além disso, apoiará também o desenvolvimento de soluções que permitam aumentar a produtividade das empresas, onde há também um considerável número de novas tecnologias baseadas em nanotecnologia, materiais avançados e indústria 4.0 que se mostram promissoras para agregar valor, introduzir novos níveis de segurança e aumentar produtividade na cadeia de valor dos EPIs e EPCs.

registrado em: ,