Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mais de 100 anos transformando vidas: saiba mais e venha conhecer o Ifal!

Mais de 100 anos transformando vidas: saiba mais e venha conhecer o Ifal!

Instituição possui 16 campi e cerca de 20 mil estudantes matriculados

por Elaine Rodrigues publicado: 10/03/2020 12h29, última modificação: 10/03/2020 12h29

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) vem mudando a realidade dos moradores de todas as regiões do estado, oferecendo educação profissional, científica e tecnológica. A instituição tem 110 anos de história e integra a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Reitor Carlos Guedes durante apresentaçãoEste ano o Ifal implantou o Programa de Iniciação ao Serviço Público. Nesse início de março, durante três dias, foi realizado a primeira atividade do programa, um encontro para cerca de cem novos servidores, no auditório Oscar Sátyro, no Campus Maceió, com o objetivo de apresentar a instituição. O reitor Carlos Guedes, pró-reitores, diretores, chefes de departamentos, comissões e representantes de demais setores participantes da instituição puderam contar um pouco das rotinas e da atuação do Ifal. E você conhece aqui um pouco mais sobre a instituição:

Missão

Promover educação de qualidade social, pública e gratuita, fundamentada no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a fim de formar cidadãos críticos para o mundo do trabalho e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Visão

Ser uma instituição de referência nacional em educação profissional, científica e tecnológica, promovendo a transformação social nas regiões de sua atuação.

Valores

Ética; Transparência; Inovação; Responsabilidade social; Compromisso institucional; Gestão participativa e democrática; Excelência; Sustentabilidade; Respeito à diversidade; Inclusão social.

Mais informações sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional do Ifal.

Estrutura

O Ifal possui 16 campi, nos municípios de Arapiraca, Batalha, Coruripe, Maceió (um no Centro e outro no Benedito Bentes), Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Satuba e Viçosa.

Em Maceió também fica localizada a sede administrativa, no bairro da Jatiúca, e a Diretoria de Educação a Distância e o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor, na Ponta Verde.

Atualmente a instituição possui mais de 20 mil estudantes matriculados, mais de mil professores, cerca de 800 técnicos e oferta cursos de educação básica (cursos técnicos integrados ao ensino médio e cursos técnicos subsequentes), de graduação (licenciaturas, bacharelados e tecnológicos) e pós-graduação (especializações e mestrados).

A instituição atua com a integração das ações de ensino, pesquisa e extensão. E mais informações sobre as atividades das pró-reitorias podem ser encontradas nos links:

Ensino http://www.ensino.ifal.edu.br/

Pesquisa http://www.pesquisa.ifal.edu.br/

Extensão http://www.extensao.ifal.edu.br/

Para dar suporte às ações de ensino, pesquisa e extensão, temos a Pró-Reitoria de Administração e a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional.

O apoio às ações institucionais também é feito pela Diretoria de Gestão de Pessoas, Departamento de Comunicação e Eventos, Corregedoria, Auditoria Interna, Ouvidoria, Procuradoria Educacional Institucional, Coordenação de Relações Internacionais, Procuradoria Federal e outros setores, comissões, que atuam de forma sistêmica e também nos campi, confira mais no nosso portal.

Aos novos servidores

- E-mail institucional

O e-mail institucional faz parte da comunicação oficial do Ifal. A ferramenta é utilizada para divulgar editais e outras informações importantes aos servidores. Outra questão é que os processos do Ifal migraram do documento físico para o eletrônico e é possível acompanhar o processo pelo e-mail institucional. Além disso, o e-mail é seguro, usa a tecnologia Google e a conta oferece vários serviços, como planilhas online e drive com capacidade ilimitada.

Para solicitar a criação do e-mail institucional, é necessário que o servidor encaminhe um memorando eletrônico (pelo Sipac) para a Coordenação de Operações de Rede/PRDI (Core) com as seguintes informações:

Nome completo do servidor

Matrícula Siape

E-mail pessoal para comunicação

O memorando deve ser autenticado pela chefia imediata.

- Manual da Diretoria de Gestão de Pessoas

Tem alguma dúvida sobre afastamento, licenças, remoções, férias, capacitação, progressões ou outro procedimento ligado à Gestão de Pessoas? Consulte o Manual de procedimentos e fluxos da Diretoria de Gestão de Pessoas.

Os formulários citados neste documento estão disponíveis no guia de procedimentos da Gestão de Pessoas, do site do Ifal.

Acesse o Manual da Diretoria de Gestão de Pessoas!

- Comunicação

Queremos compartilhar boas ideias, projetos e ações desenvolvidos pelo Ifal! A comunidade acadêmica pode sugerir pautas para serem divulgadas pelo Departamento de Comunicação e Eventos. A equipe adota rotinas de produção, com prazos e critérios editoriais para viabilizar a divulgação. Confira como proceder aqui!