Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas em quatro editais da Revista Educte

Inscrições abertas em quatro editais da Revista Educte

Periódico do Ifal está selecionando avaliadores, revisores, membros do comitê científico e artigos para publicação

por Roberta Rocha publicado: 02/02/2021 12h22, última modificação: 02/02/2021 12h36

A partir desta terça-feira (2), estão abertas as inscrições em quatros editais da Revista Educte, periódico científico do Instituto Federal de Alagoas - Ifal. Um dos editais é para submissão de artigos científicos, com fluxo contínuo para o biênio 2021 - 2022. Os outros editais referem-se à seleção de avaliadores, de revisores de textos e de membros do Comitê Científico da revista. Nesses casos, as inscrições seguem até 19 de fevereiro.

Todas as seletivas são abertas a profissionais externos ao Ifal. Confira a quantidade de vagas e os pré-requisitos de inscrição em cada uma delas:

Seleção de artigos científicos para publicação

Artigos científicos EducteDe acordo com o Edital nº 03/2021 - PRPPI/Ifal, os interessados em submeter artigo científico devem  cadastrá-lo no site da Educte.

Além de inédito, ou seja, sem publicação anterior em outra fonte de divulgação, é necessário que o trabalho seja inovador e discorra sobre temas com impacto acadêmico ou institucional, relevantes à Educação Profissional e Tecnológica.

Os artigos devem ser apresentados em arquivo eletrônico, formatados de acordo com as normas de documentação do periódico, com no mínimo 10 e no máximo 20 laudas.

As obras em conformidade com os pré-requisitos estabelecidos serão encaminhados à Equipe Técnica de Gerência Editorial da Educte para avaliação da pertinência em relação à linha editorial da Revista. Se considerado com potencial para publicação, o trabalho será encaminhado para avaliação técnica por pareceristas, que deverão se manifestar a respeito no prazo de 15 dias úteis a partir do dia de aceite da avaliação. Após aprovação de dois pareceristas, os artigos serão submetidos à Equipe Técnica de Gerência Editorial para escolha de quais serão publicados na edição do certame em curso.

Seleção de novos membros do Comitê Científico da Revista Educte

Comitê Científico EducteConforme o Edital nº 04/2021 -PRPPI/Ifal, profissionais habilitados em quaisquer áreas do conhecimento podem se candidatar para compor o Comitê Científico da Revista Educte e desenvolver de forma voluntária e gratuita as atividades referentes ao processo de publicação das obras do periódico.

São pré-requisitos para a candidatura apresentar produção científica substancial e ter título de doutorado ou Notório Saber reconhecido pela publicação em quaisquer áreas do conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, além de dispor de, no mínimo, duas horas por mês para participar de reuniões e eventos relativos à atuação.

Há 30 vagas disponíveis no Comitê, sendo 16 destinadas aos membros atuais, 12  para candidatos externos ao quadro funcional do Ifal e duas para profissionais da instituição.

As inscrições devem ser feitas via formulário eletrônico no site da Educte e o resultado preliminar será divulgado no dia 26 de fevereiro, após avaliação das titulações, produções e experiência profissional dos inscritos.

Seleção de Avaliadores Ad Hoc para a Revista Educte

Avaliadores EducteEdital nº 05/2021 -PRPPI/Ifal vai selecionar profissionais habilitados em quaisquer áreas do conhecimento para executarem trabalho de revisão voluntária de texto científico na qualidade de Parecerista Ad Hoc das obras a serem publicadas na Educte. Para atuar na avaliação do conteúdo e dos resultados dos estudos submetidos, os candidatos a avaliadores precisam possuir mestrado ou doutorado.

O cadastro composto pelo edital terá até 30 avaliadores por área do conhecimento, a fim de efetuar esses pareceres de acordo com a demanda do Conselho Editorial do Ifal, nos anos de 2021 e 2022.

Seleção de Revisores de texto da Revista Educte

Revisores de texto Educte

De acordo com o Edital nº 06/2021 -PRPPI/Ifal, profissionais com formação em Letras, em Português, Inglês, Francês ou Espanhol, Comunicação Social, Biblioteconomia ou áreas afins podem se inscrever para revisar o texto de originais de obras para fins de publicação na Educte. A execução do trabalho será voluntária e realizada nos anos de 2021 e 2022.

O edital pretende formar um quadro de 65 revisores, com as vagas distribuídas entre as graduações mencionadas.

Os interessados devem se inscrever via formulário eletrônico no site da Educte e o resultado preliminar será divulgado no dia 26 de fevereiro, após avaliação das titulações, produções e experiência profissional dos inscritos.

As dúvidas relacionadas a esse ou aos outros editais podem ser encaminhadas para o e-mail educte@ifal.edu.br.