Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal Viçosa incentiva atuação do administrador como agente de transformação

Ifal Viçosa incentiva atuação do administrador como agente de transformação

Seminários em Administração contou com a participação de 60 convidados em 40 horas de programação

por Elaine Rodrigues publicado: 13/09/2019 17h25, última modificação: 17/09/2019 12h35
Exibir carrossel de imagens Parte dos estudantes que apresentaram projetos no evento

Parte dos estudantes que apresentaram projetos no evento

Painéis de Administração, minicursos, intercâmbios de experiências, apresentações de trabalhos e debates relevantes no Espaço do Conhecimento. No Instituto Federal de Alagoas, Campus Viçosa, a comunidade acadêmica esteve mobilizada esta semana para discutir a atuação do administrador. O campus realizou o ‘I Seminários em Administração’, um evento com o objetivo de incentivar os estudantes a atuarem como agentes de transformação na sociedade.

Estudantes no auditório participando da programaçãoO evento que termina nesta sexta-feira, 13, foi bem planejado pela Comissão Organizadora do campus e contou com 40 horas de programação, cinco painéis de Administração, 12 minicursos, 16 salas de debate, seis salas de apresentação de artigos, projetos de pesquisa, extensão e relatórios de estágios supervisionados, além de quatro salas de intercâmbio com professores e alunos de outros campi do Ifal, como Santana do Ipanema, Rio Largo, Benedito Bentes e Arapiraca.

“Está sendo muito proveitoso, todas as mesas estão rendendo excelentes discussões e é fundamental a gente ter eventos com esse porte para os alunos. É uma associação de teoria e prática. Você falar de uma coisa na teoria é um ponto, mas quando os estudantes visualizam na prática alguém que realmente é gestor falando e demonstrando sua experiência, é muito mais gratificante e o aprendizado é muito mais amplo e efetivo”, explica o coordenador do curso técnico em Administração, Dartagnan Macêdo.

Estudantes no auditório participando da programaçãoA programação atendeu os 250 estudantes do curso técnico subsequente do Campus Viçosa. O campus recebeu gestores, bancários, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e até representantes de entidades espirituais e apresentações artísticas. Os convidados compartilharam os desafios e o uso dos conhecimentos de Administração nas diferentes carreiras.

“A Administração está em tudo, a gente administra vidas. Alguns alunos aqui não têm interesse direto em seguir carreira na Administração, mas eu digo que em qual carreira eles escolherem, a Administração estará presente. Esse curso vai agregar muito para os alunos e o crescimento da cidade, a educação é muito importante para isso. E o Ifal Viçosa está contribuindo diretamente e pretende continuar contribuindo com esse crescimento”, ressalta o professor.

Exposição de trabalhosApresentação do Coco de Roda Princesa das MatasMinicurso durante o evento

Projetos de Pesquisa e Extensão

Na quinta-feira, 12, os pró-reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira, e de Extensão, Abel Coelho, participaram da programação dos Seminários em Administração, com uma conversa sobre pesquisa, inovação e extensão. Os estudantes também apresentaram alguns projetos desenvolvidos no campus.

Pró-reitores durante a programação do evento“É muito bonito ver o que cada professor, cada aluno está desenvolvendo na Extensão, levando o Ifal para as comunidades. Aquele conhecimento que eles adquirem na sala de aula está seguindo para mais pessoas, melhorando a qualidade de vida em outras comunidades”, analisa o pró-reitor de Extensão.

“O aluno apresenta para o campus, para a comunidade e isso que é importante, a gente saber o que está acontecendo no campus, o que está acontecendo com o meu colega, o que ele está fazendo. E esse é o resultado do trabalho de uma instituição, é você perceber que ela está cumprindo com o seu papel”, afirma a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

Campus Viçosa

Painel da Administração com representantes dos três poderes do municípioO Campus Viçosa começou as atividades em 2014 e atualmente oferta aulas do curso técnico subsequente em Administração e do curso técnico integrado em Informática para Internet. A unidade acolhe cerca de 500 estudantes, de Viçosa e cerca de dez municípios da região.

“O mais importante desse evento é que ele está dando a oportunidade aos nossos estudantes e à comunidade de um modo geral de abrir um leque de conhecimentos para que esses meninos se transformem e transformem vidas. O Ifal está fazendo a diferença, é uma riqueza essa instituição aqui na região, atuando no ensino profissional, científico e tecnológico”, finaliza Valdomiro Odilon, diretor-geral do Campus Viçosa.

registrado em: