Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal tem três projetos aprovados na Feira Brasileira de Jovens Cientistas

Ifal tem três projetos aprovados na Feira Brasileira de Jovens Cientistas

Propostas selecionadas podem ser visualizadas pelo público no YouTube

por Jhonathan Pino publicado: 10/06/2021 09h40, última modificação: 10/06/2021 18h01

Alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) estão contando os dias para apresentarem seus projetos na Feira Brasileira de Jovens Cientistas, que acontece entre os dias 23 e 27 deste mês. Oriundos de três diferentes campi, Maceió, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema, os participantes foram convidados pelo evento a fazerem seus próprios vídeos explicando como desenvolveram as propostas, que ficarão disponíveis para a comunidade, no Cana do YouTube da Feira.

O “Plant-e: Colhendo Energia Elétrica” é um destes projetos aprovados. Desenvolvido por três alunos do Campus Palmeira, Alan Fernandes Soares, Wellington Barbosa e Lorena Beatriz Costa, o trabalho procurou buscar formas alternativas de coletar e processar energia elétrica para dispositivos e sistemas inteligentes, além de otimizá-los na combinação com tecnologias emergentes.

Sob a orientação do professor Gregory Almeida, o grupo desenvolveu um módulo de plant-e. Trata-se um arranjo formado por plantas ou apenas terra, onde a energia é processada por um placa de colheita harvesting, para conversão e adequação da energia para dispositivos como LED, sensores ou supercapacitores. Divulgação da Feira Brasileira de Jovens Cientistas.jpg

No resumo do trabalho, os envolvidos explicam que colheita de energia harvesting consiste na coleta/captura de pequenas quantidades de energia para alimentar dispositivos de pequeno porte e com isso descartando o uso de baterias. Além disso, o trabalho utiliza a fotossíntese ou processos químicos para a geração de energia elétrica.

“A energia captada na concepção deste projeto poderá ter aplicações no âmbito do agronegócio 4.0 - sensores inteligentes com recursos de internet das coisas (IoT) - monitoramento remoto em florestas e plantações. Ademais, o conceito pode ser utilizado em plantas e folhas, inteligentes, a partir dos princípios da nanotecnologia”, pontuou a equipe.

Todo o projeto foi desenvolvido durante a pandemia e executado todo de forma remota. “Alguns materiais foram comprados pela internet e alguns insumos (multímetros, componentes) foram emprestados para que os discentes pudessem realizar os testes/experiências em suas residências. Para o texto final, os alunos tiveram um suporte/ajuda referente à revisão das atualizações normativas técnicas da ABNT da nossa colega Gicelle Silva, bibliotecária do Campus Palmeira”, comentou Gregory.

Apresentação remota

Do Campus Maceió, foi aprovado com ressalvas o projeto “A degeneração humana como consequência da onipotência do "ter" na sociedade capitalista”, de autoria de Melksedek Ismael Lima Gomes Santos, sob a orientação da professora Elaine Cristina dos Santos; de Santana, foi selecionada, na mesma condição, proposta “Caracterização ambiental e recuperação de trecho de Mata Ciliar do Rio Ipanema na Área Urbana de Santana do Ipanema - Médio Sertão de Alagoas”, de autoria partilhada entre as alunas Cleyfane Auanny e Cláudia Vânia Miranda e sob a co-orientação dos professores José Claudson Gomes e Rosana Barroso.

As apresentações de todos eles serão no sábado (26) de 13h30 às 16h30, pelo Google Meet e com possível transmissão pelo canal do evento, no Youtube. Cada equipe terá cinco minutos para apresentar sua pesquisa, preferencialmente no formato de Pitch. Após este tempo, haverá 10 minutos de interação com o público, com perguntas, arguição e dúvidas.

A programação completa da FBJC pode ser acessada na página do evento e confira o vídeo do projeto Plant-e, abaixo: