Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para cursos dos Espaços 4.0 em diversos campi do Ifal

Inscrições abertas para cursos dos Espaços 4.0 em diversos campi do Ifal

publicado: 25/01/2023 15h31, última modificação: 25/01/2023 15h52

Por Mírian Félix (estagiária de jornalismo)*

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI) e a Coordenação do Espaço 4.0 do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) divulgaram, nesta quarta-feira (25), o processo da seleção de alunos para os novos cursos, tanto para o público interno quanto externo ao Ifal.

São ofertadas vagas para os cursos de Desenvolvimento de aplicativos Android, nos campi São Miguel dos Campos e Santana do Ipanema; Eletrônica, para os campi Arapiraca, Maragogi, São Miguel dos Campos e Viçosa; Internet das Coisas, em Arapiraca, Maragogi, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos e Viçosa; Modelagem e Impressão 3D, nas unidades de Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Viçosa. Além de Robótica, exclusivamente no campus Arapiraca.

Para se candidatar é necessário possuir ensino Fundamental Completo e ter o  cartão de vacinação contra Covid-19 atualizado. A carga horária é de 20 horas com certificado emitido pelo Ifal.

Na inscrição, são solicitados RG, CPF, Comprovante (Histórico/Declaração) de Conclusão do Ensino Fundamental II (9º ano) ou do Ensino Médio/Nível Superior (cursando ou concluído).

Confira a lista de cursos, por unidade, data de início e intervalo de inscrição:

Arapiraca: Robótica - manhã; Eletrônica - tarde; Internet das Coisas - noite. Início a partir de 06/03, período de inscrição de 24/01 a 26/02.

Santana do Ipanema: Desenvolvimento de aplicativos Android - manhã; Modelagem e Impressão 3D  - tarde e noite. Início a partir de 27/02, período de inscrição de 24/01 a 25/02.

São Miguel dos Campos: Desenvolvimento de aplicativos Android - manhã; Eletrônica - tarde; Internet das Coisas - tarde. Início a partir de 13/02, período de inscrições 24/01 a 05/02.

Viçosa:  Eletrônica - manhã e tarde; Internet das Coisas - manhã; Modelagem e Impressão 3D - tarde.

Início a partir de  23/02, período de inscrição de 19/01 a 30/01.

Palmeira dos Índios: Modelagem e Impressão 3D - tarde e noite; Internet das Coisas - noite.

Início a partir de 06/02, período de inscrição de 24/01 a 05/02.

Maragogi: Eletrônica - manhã e tarde; Internet das Coisas - manhã e tarde.

Início a partir de 13/02, período de inscrição de 19/01 a 30/01.

As inscrições podem ser realizadas através deste link.

Contatos:

Instagram: @espaço4.0ifal
espaco4.0@ifal.edu.br

Projeto Espaço 4.0

O projeto Espaço 4.0 é fruto de parceria firmada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos através da Secretaria Nacional de Juventude.

O objetivo do projeto é capacitar jovens de 15 a 29 anos, garantindo acesso aos recursos tecnológicos necessários para potencializar as habilidades e competências técnicas, visando aumentar suas perspectivas de ingresso no mercado de trabalho.

A proposta dos cursos a serem oferecidos está alinhada ao advento da Indústria 4.0 e às inúmeras demandas por profissionais que possuam competências para trabalhar com as principais inovações tecnológicas dos campos de Informática, Eletrônica, Robótica Educacional, Empreendedorismo e outras, aplicadas às demandas reais do mercado.

* Sob a supervisão de Bruno Andrade