Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal sedia Fórum Nacional de educação a distância profissional e tecnológica

Ifal sedia Fórum Nacional de educação a distância profissional e tecnológica

publicado: 30/08/2018 14h36, última modificação: 30/08/2018 15h53

Na manhã desta quinta-feira (30), no auditório de Informática do campus Maceió, aconteceu a abertura do Fórum Nacional do E-Tec, rede criada em 2011 e que oferta educação profissional e tecnológica a distância. Participaram do evento, a ser realizado nos dias 30 e 31 de agosto, coordenadores da rede E-Tec de institutos e universidades federais de todo o país.

Esta é a segunda reunião do Fórum que surgiu em 2016 e discute diretrizes, critérios técnico-pedagógicos, parâmetros de fomento e demais ações da educação a distância nos institutos e universidades federais. A solenidade de abertura foi precedida pela apresentação do coral formado por servidores e alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Murici.

Recentemente formado, o grupo de músicos foca em canções brasileiras e em ritmos repaginados. O coral do campus Murici é um projeto de extensão liderado pelo professor de Filosofia André Bonfim e o espetáculo desta manhã, intitulado “Inclassificáveis”, contou com a participação de 23 membros do coral.

Logo após a apresentação cultural, uma mesa de honra foi formada pela diretora de Educação a Distância do Ifal, Ana Cristina Cavalcante, pelo coordenador-geral do E-Tec no Ifal, Luís Antônio Costa, pelo presidente do Fórum Nacional dos Coordenadores da Rede E-Tec Brasil, José Roberto Oliveira, pela diretora de Ensino do campus Maceió, Gisele Loures, e pela diretora de Assuntos Acadêmicos da unidade, Betânia Vilar.

Em seu pronunciamento, Ana Cristina Cavalcante ressaltou a honra de receber um evento desse porte e a importância de se discutir ensino a distância. “Temos que estar juntos enquanto rede porque só assim nos fortalecemos. Sabemos dos desafios da EAD no dia-a-dia e de como levamos a educação para locais onde o presencial não chega”, destacou.

Allen Gardel, administrador no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), encerrou a manhã de atividades com uma palestra intitulada “Gestão orçamentária na rede E-Tec Brasil”. A programação desta tarde conta ainda com rodas de conversa, grupos de trabalho e o último dia do fórum será dedicado à elaboração de um regimento para aprovação pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

Acesse a programação completa AQUI.

registrado em: