Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal retoma atividades acadêmicas por meio de ensino remoto

Ifal retoma atividades acadêmicas por meio de ensino remoto

Retorno a partir do dia 31 de agosto se dará por meio do ensino remoto emergencial
publicado: 28/08/2020 22h13, última modificação: 28/08/2020 22h13

O Instituto Federal de Alagoas, mediante deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), informa o retorno das atividades acadêmicas nos campi do Ifal, a partir de 31/08/2020, por meio do ensino remoto emergencial, em uma perspectiva de retorno gradual, enquanto durar a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), e de acordo com as diretrizes aprovadas na Resolução nº 50/2020 do Conselho Superior da instituição.

O ensino remoto emergencial se dará por meio da realização de práticas pedagógicas, mediadas ou não por tecnologias digitais de informação e comunicação, que possibilitem o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem expressos nos Planos/Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) e nos normativos do Ifal que embasam as ações de ensino, pesquisa e extensão. A medida visa promover o vínculo com as/os estudantes, diminuindo, assim, o impacto do rompimento da aprendizagem presencial.

Essas atividades serão desenvolvidas, inicialmente, em um período de 30 a 50 dias, sendo acompanhadas e avaliadas quanto a sua efetividade. A partir dessa avaliação, o ensino remoto pode ser prorrogado até que se tenha condições sanitárias de retorno ao ensino presencial. As atividades realizadas em caráter remoto serão consideradas como efetivo trabalho escolar, e a carga horária trabalhada remotamente será utilizada para a substituição da carga horária presencial, conforme disposto nas diretrizes institucionais estabelecidas na resolução e em conformidade com a legislação vigente.

Acesse na íntegra a Resolução nº 50/2020, que trata das diretrizes institucionais para o ensino remoto emergencial, e a Deliberação nº 58/2020, que autorizou o retorno das atividades acadêmicas a partir de segunda (31/08).