Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal retifica edital e prorroga prazo para inscrições de projetos de pesquisa
conteúdo

Notícias

Ifal retifica edital e prorroga prazo para inscrições de projetos de pesquisa

Período de submissão foi ampliado até 3 de julho

publicado: 25/06/2020 11h52, última modificação: 02/07/2020 13h53

O Edital nº4/2020 de submissão de projetos para o Programa de Bolsas Institucionais de Iniciação Científica (Pibic), o Pibic nas Ações Afirmativas e o Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) no âmbito do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foi retificado nesta quinta-feira, 25. O prazo para a apresentação de propostas agora ocorre até o dia 3 de julho.

A outra atualização do pleito ocorreu no item 3.1, sobre os impedimentos para orientação. Segundo a nova regra, continua “impedido de participar como orientador/a deste processo seletivo, servidores/as em licenças ou afastamentos remunerados, ou para interesse particular”, entretanto “o/a servidor/a afastado/a para realização de qualificação acadêmica, em cursos stricto sensu, poderá orientar projetos de pesquisa neste edital desde que o referido projeto possua correlação com sua pesquisa de dissertação ou tese”. Confira aqui!

Sobre o pleito

O edital do processo seletivo, publicado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, oferta bolsas concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Fapeal. A cota de bolsas ofertadas nesta edição ainda será definida pelas agências de fomento mencionadas. 

As propostas de projeto devem ser encaminhadas por servidores do quadro permanente do Ifal por meio do sistema ComunicaPRPIacompanhadas dos anexos estabelecidos em edital. O proponente precisa ter titulação mínima de doutorado para bolsas do CNPq e de mestrado para bolsas da Fapeal, além de indicar um discente com perfil e desempenho acadêmico compatíveis aos pré-requisitos do pleito, para atuar como bolsista.

O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 20 de julho. Aos projetos selecionados, serão pagas bolsas mensais no valor de R$400,00, por um período de 12 meses, de agosto de 2020 a julho de 2021.

Confira o edital e os anexos para participar do processo seletivo na página da PRPPI.