Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal recebe visita da Secretária Nacional de Políticas para Mulheres

Ifal recebe visita da Secretária Nacional de Políticas para Mulheres

Junto a deputada Tereza Nelma, comitiva se reuniu com gestores da instituição para discutir ações de desenvolvimento voltadas às mulheres alagoanas

publicado: 10/09/2021 16h42, última modificação: 10/09/2021 17h26
Exibir carrossel de imagens Ifal recebe comitiva no Campus Maceió

Ifal recebe comitiva no Campus Maceió

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) recebeu nesta quinta (09), no Campus Maceió, a visita da Secretária Nacional de Políticas para mulheres, Cristiane Britto, e da Deputada Federal Tereza Nelma, que acompanhou a agenda da secretária em Alagoas. A comitiva cumpriu uma agenda de compromissos na capital alagoana que teve por objetivo a discussão de ações e projetos voltados à valorização da mulher e de sua inclusão no processo de desenvolvimento social, econômico, político e cultural do estado.

Na programação realizada no campus, professores e estudantes do Ifal apresentaram os principais projetos de pesquisa voltados ao combate da Covid-19: robôs e luminárias para desinfecção de superfícies; pulseira inteligente e o uso de própolis vermelha na ação terapêutica. Na oportunidade, a professora Claudia Cordeiro contextualizou as ações do Projeto Qualificar para Empreender no âmbito da instituição.

O Projeto Qualificar para Empreender - Mulheres de Alagoas é fruto da parceria firmada em 2019 entre Ifal e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e visa oferecer cursos gratuitos nas áreas de Empreendedorismo e Mídias Sociais; de Aperfeiçoamento para Camareiras e Meios de Hospedagem; e de Auxiliar de Cozinha. Este último será voltado para as mulheres marisqueiras, incentivando a atuação delas em consonância com a Lei nº 13.902/2019, que dispõe sobre a política de desenvolvimento e apoio às atividades das marisqueiras.

Comitiva observa produto trabalhado a partir da casca do sururuA secretária Cristiane Brito reafirmou o propósito do Governo Federal de promover a dignidade de todas as mulheres de forma integral, dando suporte para que contribuam com o bem comum, de forma solidária e com a subsidiariedade do Estado. "Os Institutos Federais desempenham um papel fundamental nessa missão transformadora de vida dessas mulheres por meio da Educação. Acreditamos fielmente na força das mulheres brasileiras e na contribuição valorosa do trabalho delas para o desenvolvimento do cenário econômico brasileiro no período pós pandemia", afirmou Cristiane.

Já a deputada federal Tereza Nelma reafirmou seu propósito de investimento nos projetos de pesquisa da instituição por meio do aporte de recursos financeiros oriundos de emenda parlamentar. “É com satisfação que tomamos conhecimento de projetos de inovação e empreendedorismo realizados por jovens pesquisadores e pesquisadoras com impacto direto na vida das pessoas e das suas comunidades. Não podemos deixar de acreditar e investir nesse trabalho realizado por instituições de ensino como o Ifal, que possibilitam a realização de sonhos e o alcance de resultados efetivos por meio da Educação”, pontuou a deputada.

Na sequência, a comitiva partiu para o bairro Vergel do Lago, em Maceió, para conhecer o trabalho de economia circular desenvolvido pelas mulheres da região em uma das instalações do Instituto do Mandaver, uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos que atua na promoção de cidadania através de ações de assistência e empreendedorismo social. Em julho deste ano, o Ifal firmou parceria com o Instituto Mandaver, com o objetivo de qualificar mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica, por meio de ações que viabilizem a inserção no mercado de trabalho, empregabilidade e geração de renda, melhorando a qualidade de vida das mesmas.

Reitor presente ao lançamento do Qualifica Mulher na AMAA agenda de compromissos da secretária se estendeu ainda nessa sexta (10), por meio do lançamento do Programa Qualifica Mulher, que contou com a presença de representantes da Embrapa, Conab, prefeitos beneficiados pelo projeto e representantes da Federação de Trabalhadores da Agricultura (FETAG), realizado na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). O Ifal marcou presença na solenidade com a participação do reitor Carlos Guedes, que compôs a mesa junto as demais autoridades.

“A visita da secretária Cristiane Britto e da deputada Tereza Nelma se constitui em motivo de alegria e incentivo para o avanço das ações do Programa Qualificar para Empreender no âmbito da nossa instituição. A responsabilidade do Ifal é grande, tendo em vista que fomos a primeira instituição em Alagoas a firmar convênio com o programa e desenvolver os projetos de cursos, mas diante do compromisso e dedicação de todos os envolvidos, não temos dúvida quanto ao êxito no cumprimento dessa missão", afirmou o reitor.