Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal realiza o Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica de forma remota
conteúdo

Notícias

Ifal realiza o Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica de forma remota

Além de projetos, comunidade terá acesso a oficinas e palestras nas áreas envolvidas

por Jhonathan Pino publicado: 28/07/2021 09h59, última modificação: 30/07/2021 08h01

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realiza entre os dias 2 e 13 de agosto o 8º Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica (EITIC), evento que irá reunir 88 projetos de iniciação científica e tecnológica, realizados entre 2020 e 2021, para a avaliação final.

Pela segunda vez consecutiva, o evento irá acontecer de forma remota, o que dá a comunidade a oportunidade de conhecer de casa os projetos selecionados pelo pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI), em 2020, para os programas institucionais de bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eunice Palmeira, explica que foram criadas salas virtuais onde os estudantes bolsistas e/ou voluntários apresentarão seus trabalhos para uma banca de avaliadores.

“O público interno e externo poderão assistir às apresentações dos projetos Pibic, já os projetos Pibiti têm seu público restrito ao bolsista e/ou voluntário, orientador, avaliadores e equipe do NIT [Núcleo de Inovação Tecnológica], dado o sigilo desses projetos”, disse.

Além da apresentação dos projetos, neste ano, o evento tem uma programação especial com palestras e oficinas realizadas por diretorias, departamentos e coordenações de pesquisa, pós-graduação e inovação de todo o instituto. Confira a programação abaixo! 

PALESTRANTES / MINISTRANTES TÍTULO DATA HORÁRIO
Giancarlo de Brito Lyra Santos Palestra: "Vírus em Animais e Vegetais: Os desafios do Século XXI" 2/8/2021 14h
Andressa Rodrigues Sabino Ricardo Moraes Palestra: "PROPOSTA DE E-BOOK PARA DISSEMINAÇÃO E CONHECIMENTO DA INOVAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL" 3/8/2021 14h

Gilson Oliveira dos Santos; Ingrid Sofia Vieira de Melo; Juliana de Oliveira Moraes

Palestra: "Sistema CEP/Conep e Normativos" 6/8/2021 14h

Jakelline Cipriano dos Santos Raposo; Gilson Oliveira dos Santos

Oficina: "Procedimentos para Submissão de Projetos na Plataforma Brasil" 9/8/2021 14h
Diego dos Santos Alves Palestra: "Narrativas Quilombolas: Memórias da Comunidade Remanescente Alto do Tamanduá-AL" 13/8/2021 14h

Diego dos Santos Alves; Tâmara Lúcia dos Santos Silva; Luís Antônio Costa Silva

Mesa Redonda: "Diálogos afro-brasileiros e indígenas: por uma educação antirracista" 13/8/2021 15h

 “ Esse evento é fundamental para a formação acadêmica dos nossos estudantes, difusão das pesquisas e toda produção científica e tecnológica produzida no Ifal. Uma oportunidade que permite que estudantes, professores e público externo discutam ideias, compartilhem experiências e conhecimentos”, comenta Eunice. 

A programação está disponível na página de Eventos da PRPPI. A partir do endereço, é possível acessar as salas virtuais de apresentações do 8º Eitic, utilizando a plataforma Google Meet, além de conhecer as datas, horários e a lista de projetos de cada campus.