Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal realiza missão na Espanha com foco em prospectar parcerias para internacionalização

As visitas técnicas e reuniões aconteceram no período de 28 de março a 01 de abril

publicado: 04/04/2022 09h42, última modificação: 04/04/2022 09h42

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), representado pela Pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, Eunice Palmeira, e da Coordenadora de Relações Internacionais, Carolina Duarte, se juntou ao Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em missão para estreitar vínculos com instituições de ensino técnico e superior espanholas, prospectar oportunidades de acordos bilaterais e colaborações técnicas de internacionalização voltadas à comunidade acadêmica e apresentar a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Ao longo de uma semana, a comitiva participou de visitas técnicas e reuniões com importantes instituições espanholas, como a FPEmpresa, uma associação sem fins lucrativos que reúne cerca de 400 Centros de Formação Profissional (CFP) públicos e privados de toda a Espanha, além das renomadas Universidade Politécnica de Madrid (UPM) e Universidade de Salamanca (USal), duas das mais importantes do país.

Confira parte da agenda cumprida durante a missão:

Visita-centros-Conif-a-España-Agraria.jpgDia 28 de março: A comitiva foi recebida pela diretora de projetos da Associação de Centros de Formação Profissional (FPEmpresa), em Madrid. Na ocasião, foi apresentada a estrutura e o funcionamento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, bem como as ações de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFAL e IFPE. Este encontro teve por finalidade a prospecção de cooperação internacional e mobilidade acadêmica com alguns Centros de Formação Profissional (CFP) na Espanha. Foram visitados dois centros: o IES Capacitación Agraria e o IES Hotel Escuela.

Dias 29 e 30 de março: No dia 29, foi realizada visita técnica à reitoria da Universidade Politécnica de Madrid (UPM). A comitiva participou de uma reunião com o Vice-reitor de Internacionalização, Luis Ricote Lázaro, e a Vice-reitora adjunta de Cooperação Internacional, Virginia Díaz Barcos, onde foram abordadas possibilidades de acordos de cooperação entre as instituições.

Visita-centros-Conif-a-España-Escuela Edificações.jpgNo dia 30, os gestores estiveram na Escola Técnica Superior de Engenharia Agronômica, de Alimentos e Biossistema (ETSIAAB) e na Escola Técnica Superior de Edificações (ETSE), onde foi possível conhecer as instalações da ETSE, salas de aulas e laboratórios como os de Prototipagem 3D, Tecnologias Construtivas e Instalações Elétricas e Hidráulicas. Após uma reunião com a Coordenação de Relações Internacionais da escola de edificações, o IFAL e o IFPE foram convidados para integrar o grupo de instituições internacionais que participarão da INTERNATIONAL POST EXHIBITION - Industrialized Construction 2022 - a primeira exposição itinerante de pôsteres da ETSE.

Dia 31 de março: A comitiva visitou a Universidade de Salamanca e cumpriu uma agenda de reuniões com vários gestores da área de cursos internacionais com o propósito de mapear oportunidades de cursos de formação em língua espanhola nas diversas modalidades oferecidas.

Dia 01 de abril: A agenda da comitiva prosseguiu na Universidade de Salamanca, com uma visita técnica ao Centro de Estudos Brasileiros (CEB), um espaço criado em 2001 com foco na divulgação do Brasil na Europa e na difusão da língua e a cultura espanholas no Brasil, seguida por uma reunião com o vice-reitor de Relações Internacionais, Professor Dr. Efrem Yildiz Sadak.

Visita-centros-Conif-a-Espanha-Reitoria-UPM.jpg

Entre as possibilidades de ações conjuntas estão a mobilidade internacional, a participação de docentes em eventos acadêmicos, científicos, culturais e artísticos entre os dois países e o desenvolvimento de programas de treinamento profissional.