Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal realiza consulta pública sobre Plano de Dados Abertos; participe
conteúdo

Notícias

Ifal realiza consulta pública sobre Plano de Dados Abertos; participe

Questionário pode ser preenchido até 24 de março

publicado: 16/03/2022 18h17, última modificação: 17/03/2022 09h53

O Instituto Federal de Alagoas - Ifal abriu consulta pública sobre o Plano de Dados Abertos para o biênio 2022-2024.  O questionário para participação ficará disponível até 24 de março de 2022.

A iniciativa tem o objetivo de viabilizar meios de participação social para que a comunidade acadêmica, servidores públicos, setor privado, sociedade civil organizada, imprensa e a sociedade em geral informem quais são as bases de dados do Ifal mais relevantes que deveriam ser disponibilizadas em formato aberto.

Entenda como funciona

Os dados são considerados abertos quando qualquer pessoa pode acessar, usar, modificar e compartilhar livremente para qualquer finalidade, sujeito a, no máximo, requisitos que preservem a proveniência e a sua abertura.

A Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal define regras para disponibilização de dados abertos governamentais no âmbito do Poder Executivo Federal. Os principais instrumentos que regulam a Política são o Decreto nº 8.777, de 2016, o Decreto nº 9.903, de 2019 e a Resolução nº 3 do Comitê Gestor da INDA (CGINDA). O órgão responsável pela gestão e monitoramento da Política é a Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos. 

O documento que orienta as ações de implementação e promoção de abertura de dados do órgão, obedecendo a padrões mínimos de qualidade, de forma a facilitar o entendimento e a reutilização das informações é o Plano de Dados Abertos (PDA). 

Para saber mais sobre os Dados Abertos do Ifal, CLIQUE AQUI.

Quais bases de dados você gostaria, por considerar importante, que fossem
publicadas em formato aberto? Acesse o questionário da consulta pública e participe!