Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal publica novo bloco de editais para turmas 2022.1 de Arapiraca, Palmeira e Piranhas

Inscrições encerram em 31 de dezembro

por Roberta Rocha publicado: 18/11/2021 23h28, última modificação: 18/11/2021 23h28

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) publicou, nesta quarta-feira (18), um novo bloco de editais do Processo Seletivo 2022.1 para cursos técnicos integrados ao ensino médio e cursos técnicos subsequentes. Dessa vez, são ofertadas vagas nas unidades de ensino em Arapiraca, Palmeira dos Índios e Piranhas. As inscrições no certame são gratuitas e devem ser feitas no endereço exame.ifal.edu.br.

Os cursos integrados são voltados a estudantes que tenham terminado o Ensino Fundamental ou equivalente até a data da matrícula. Já para se candidatar nos cursos subsequentes, é necessário ter concluído o Ensino Médio ou equivalente até a data da matrícula.

Conforme os editais lançados, as vagas na modalidade integrado estão distribuídas entre os turnos matutino e vespertino. Já os cursos subsequentes, serão ofertados no horário noturno.

Arapiraca - No Campus Arapiraca, há 144 vagas nos cursos técnicos integrados de Eletroeletrônica e Informática (Edital 50/2021). Nos cursos subsequentes, são 80 vagas nas áreas de Eletroeletrônica e Logística (Edital 52/2021). Em ambos os casos, as inscrições começam no dia 22 de novembro e encerram em 31 de dezembro de 2021.

PalmeiraNo Campus Palmeira dos Índios, são 288 vagas nos cursos técnicos integrados de Eletrotécnica, Edificações, Informática e Segurança do Trabalho (Edital 50/2021). Há também 40 vagas no cursos técnico subsequente em Segurança do Trabalho (Edital 52/2021). Nos dois casos, as inscrições vão de 22 de novembro a 31 de dezembro de 2021.

Piranhas - Na unidade do Alto Sertão alagoano, o Edital nº 51/2021 disponibiliza 180 vagas nos cursos integrados de Agropecuária, Agroindústria e Agroecologia, distribuídas nos turnos matutino e vespertino. As inscrições estão abertas e ocorrem até 31 de dezembro de 2021.

COMO CONCORRER

Para participar da seleção, basta acessar a página de exames do Ifal e preencher o cadastro, por meio do CPF,  dentro do período de inscrição. Também é necessário fornecer os documentos estabelecidos no edital.

Os alunos serão selecionados por meio das médias das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Em cada um dos editais, nos Anexos III e IV, é possível conferir como calcular e registrar as médias no formato requerido pelo pleito.

No processo seletivo, há vagas de ampla concorrência e vagas para ações afirmativas; sendo 67,22% das vagas de cotas destinadas a candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, 21,91% a candidatos que se autodeclararem de outras etnias e 10,88% a candidatos que se autodeclararem pessoas com deficiência.

Confira o cronograma de divulgação de resultados e outras informações nos editais:

Edital 50/2021 - Seleção para cursos integrados de Arapiraca e Palmeira

Edital 51/2021 - Seleção para cursos integrados de Piranhas