Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal publica licitação para a construção do campus Rio Largo

Ifal publica licitação para a construção do campus Rio Largo

Edital publicado nesta quinta está aberto para empresas em todo o país

publicado: 21/01/2021 08h43, última modificação: 21/01/2021 09h01

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) torna público a abertura de edital de licitação, nesta quinta, 21, destinado à contratação de empresa de engenharia para execução da obra do Campus Rio Largo. Esse processo, iniciado em 2019, teve sua execução suspensa em 2020 em virtude das medidas de segurança decretadas em razão da pandemia do coronavírus.

Ainda em 2020, o processo de licitação do campus passou por uma auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) que resultou no encaminhamento de um relatório de recomendações com vistas a adequações no edital e no projeto executivo. Por meio de um esforço conjunto da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRDI), Campus, Prefeitura Municipal de Rio Largo e das orientações técnicas da CGU, foram concluídas todas as adequações previstas no relatório. Agora, em janeiro de 2021, o Ifal retoma esse processo por meio da publicação de um novo edital.

Para o diretor geral do campus, Édel Pontes, esse momento é significativo para servidores e a comunidade. “Foram muitas dificuldades vivenciadas por todos nós que fazemos o Campus Rio Largo, desde a sua localização remota nas dependências do aeroporto à expectativa da nossa comunidade acadêmica por um espaço mais amplo e de qualidade para os nossos alunos”, afirmou o diretor.

O Campus Rio Largo tem buscado se integrar ao setor produtivo da região do Tabuleiro dos Martins, Rio Largo e adjacências, procurando uma maior aproximação entre as empresas, a fim de atender às demandas do mercado, por meio da formação de mão de obra qualificada e do desenvolvimento de novas tecnologias.

Visita ao terreno da nova sede“A construção desse novo campus é um sonho que se torna realidade. Muitos esforços foram empregados para que o campus Rio Largo tivesse sua sede definitiva. O terreno para a construção do campus foi fruto de uma doação da Prefeitura de Rio Largo, na gestão do prefeito Gilberto Gonçalves. Tivemos também o empenho coletivo de servidores da Controladoria Geral da União, do Procurador Federal Fábio Costa e do Ifal, em especial da Diex e Proad, que trabalharam juntos em busca de soluções que atendessem às recomendações da CGU”, destacou o reitor Carlos Guedes.

O Campus Rio Largo iniciou suas atividades em abril de 2014, com os cursos de Pronatec, no espaço Projeto Reviver, situado no aeroporto Zumbi dos Palmares. Em outubro de 2014, passou a ofertar o curso Técnico Subsequente de Informática. O projeto do campus prevê a construção de áreas adequadas ao seu funcionamento tais como bloco pedagógico com dois pavimentos, salas de aulas amplas, auditório, biblioteca, laboratórios modernos, espaços de convivência, ginásio de esportes, salas administrativas entre outros espaços.

Em 2021, o Ifal prossegue na consolidação da expansão e de seus objetivos estratégicos. A nova sede do Campus São Miguel será inaugurada em breve. As próximas licitações serão para a construção dos campi de Batalha e Santana do Ipanema, com vistas na oferta de mais cursos e vagas, garantindo a infraestrutura física e tecnológica adequadas para o desempenho das atividades acadêmicas e administrativas da Instituição.