Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal prorroga inscrições para Pibid e Programa de Residência Pedagógica

Ifal prorroga inscrições para Pibid e Programa de Residência Pedagógica

Estudantes e docentes podem se candidatar até 16 de outubro

publicado: 13/10/2020 16h10, última modificação: 13/10/2020 16h10

A Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal de Alagoas - Ifal prorrogou, até sexta-feira (16), o prazo de inscrição nos editais referentes à seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) e para o Programa de Residência Pedagógica da instituição. As inscrições são gratuitas e podem concorrer estudantes de cursos de licenciatura do Ifal bem como docentes internos ou externos que atendam aos requisitos do certame.

Os editais do Pibid ofertam 180 vagas para estudantes e 18 vagas para docentes. Os candidatos a bolsistas de iniciação à docência, pelo Edital Nº 193/2020/Proen/DAP, devem estar regularmente matriculados nos cursos de licenciatura de Ciências Biológicas, Física, Letras/Português, Matemática e Química do Ifal. As oportunidades são para as cidades de Maceió, Maragogi, São José da Laje, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Penedo, Piranhas e Cajueiro, nas modalidades presencial ou a distância, com inscrição pelo link https://forms.gle/t4SbnPQiTpkmQPPy9.

O outro edital do Pibid, de Nº194/2020/Proen/DAP, é voltado a docentes da Educação Básica nas redes públicas municipal, estadual ou federal de Alagoas, que lecionem nas escolas listadas no documento e desejem atuar como supervisores no Pibid, acompanhando os estudantes nas escolas-campo. As inscrições devem ser feitas pelo link https://forms.gle/GTuuZnvYQDctQdzj9.

Já os editais relacionados à Residência Pedagógica ofertam 120 vagas para estudantes e 12 vagas para docentes. Os candidatos a bolsistas residentes, pelo Edital Nº 195/2020/Proen/DAP, devem estar regularmente matriculados nos cursos de licenciatura do Ifal. As vagas são distribuídas nas cidades de Maceió, São José da Laje, Palmeira dos Índios, Arapiraca e Penedo, nas modalidades presencial ou a distância, com inscrição neste link.

O Edital Nº196/2020/Proen/DAP, também da Residência Pedagógica, é voltado a docentes da Educação Básica nas redes públicas municipal, estadual ou federal de Alagoas, que lecionem nas escolas especificadas no certame e desejem atuar como preceptores, acompanhando os estudantes residentes nas escolas-campo. As inscrições devem ser feitas neste endereço eletrônico.

No Pibid e na Residência Pedagógica, a bolsa concedida a estudantes será no valor de R$400,00 mensais e a docentes, no valor de R$ 765,00 mensais, todas com período de vigência de 18 meses.

Além da prorrogação da inscrição, o cronograma dos certames foi alterado, nesta terça-feira (13), também em relação às datas de realização das entrevistas e de divulgação dos resultados preliminares, esses últimos agora previstos para 27 de outubro. O início das atividades para os dois programas está mantido para 9 de novembro de 2020.

Sobre os programas - O Pibid e a Residência Pedagógica objetivam a imersão planejada e sistemática de discentes de licenciatura em ambiente escolar, buscando a vivência aprofundada e a experimentação de situações concretas do cotidiano da escola e da sala de aula, que servirão de objeto de reflexão e de articulação entre teoria e prática na formação docente.

Acesse os respectivos editais e as retificações na página da Proen.