Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal propõe criação de seis novos cursos técnicos na modalidade EJA

Ifal propõe criação de seis novos cursos técnicos na modalidade EJA

Vagas seriam destinadas a trabalhadores de oito municípios alagoanos

publicado: 05/03/2020 08h51, última modificação: 09/03/2020 15h19

Gestores municipais de Educação de Alagoas estiveram na Reitoria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), nesta quarta-feira, 4, para conhecer a proposta de criação de seis cursos técnicos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Fundamental, a serem ofertados a partir de 2021, por meio de uma cooperação entre o instituto e as prefeituras.

Também estiveram presentes à reunião o Reitor Carlos Guedes, a pró-reitora de Ensino (Proen), Cledilma Costa e sua equipe, além de diretores gerais e de Ensino dos campi que serão sedes dos novos cursos, Arapiraca, Coruripe, Marechal Deodoro, Palmeira dos índios, Piranhas, Penedo, Rio Largo e Benedito Bentes.

De acordo com Elizabete Duarte, coordenadora de Educação de Jovens e Adultos do Ifal, serão 300 vagas para alunos que estejam realizando o EJA Ensino Fundamental, nos municípios onde estão lotadas as unidades.A coordenadora de Educação de Jovens e Adultos, Elizabete Duarte, apresentou a proposta para diretores do Ifal e gestores municipais.JPG

Os cursos ofertados serão de Promotor de Vendas; Auxiliar de Manutenção Predial; Mensagens em Meios de Hospedagem, Apicultor, Agricultor Familiar e Operador de Computação, com vagas destinadas aos trabalhadores que já tenham saberes acumulados nas áreas; beneficiários de programas federais de transferência de renda, além de comunidades quilombolas, indígenas e portadores de necessidades especiais.

Também faz parte da ação a formação continuada de 120 profissionais de educação do Ifal e dos municípios participantes que atuarão nos cursos; o fornecimento de material pedagógico; o monitoramento dos estudantes para a sua permanência e o desenvolvimento de pesquisa e inovação, ao longo de sua formação.

Para Cledilma Costa, a proposta atende a um convite do Ministério da Educação e foi desenvolvida como mais uma forma de atingir a meta de oferta de 10% de suas matrículas para educação de jovens e adultos. “Com ela, queremos também aproximar o Ifal às demandas de formação profissional dos municípios alagoanos. Isso não é só uma necessidade, mas uma obrigação institucional a ser atingida”, enfatizou.A Secretária de Educação de Rio Largo, Josicleide Moura, manifestou ointeresse do município em receber o curso de Operador de Computação.jpg

A Secretária de Educação de Rio Largo, Josicleide Moura, manifestou o interesse do município em colaborar com a ação. Ela comentou que atualmente a secretaria oferta 800 vagas na modalidade EJA, no entanto, já vinha pensando em formas de capacitação profissional desses alunos. “Essa proposta vem para fazer um casamento perfeito com os municípios, porque ela estimula nossos alunos a querer continuar os estudos e ainda qualificar-se profissionalmente”, opinou.

Os municípios interessados deverão assinar o termo de cooperação até o dia 31 de março, para que se inicie o processo e planejamento dos cursos, de acordo com as realidades locais.

registrado em: