Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal participa de Missão Internacional da SETEC/MEC na Alemanha

Ifal participa de Missão Internacional da SETEC/MEC na Alemanha

Evento possibilitou o compartilhamento de práticas em Educação Profissional e Tecnológica entre instituições alemãs e brasileiras

por Melissa Menezes publicado: 23/05/2022 17h32, última modificação: 23/05/2022 17h35

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) integrou a comitiva brasileira que participou da Missão Internacional promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica à Alemanha, realizada de 13 a 20 de maio, na cidade de Stuttgart. A missão contou com a participação de gestores do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), IFRO, IFES, IFMG, SENAI, CONSED, GIZ e CONDETUF. O Ifal foi representado pelo reitor Carlos Guedes e pela coordenadora dos Espaços 4.0 da instituição, Renata Pereira.

O evento teve por objetivo promover a capacitação de 22 gestores da Educação Profissional e Tecnológica com foco no programa de benchmarking e compartilhamento de práticas alemãs em educação profissional e tecnológica para o Mundo 4.0, com vistas ao desenvolvimento de estratégias inovadoras para o sistema educacional brasileiro.

A programação do primeiro dia, na segunda-feira (16), contou com uma visita à Universidade de Steinbeis & Sibe, para a apresentação dos ecossistemas de inovação e educação do Estado de Baden-Württemberg e de Inovação e Educação na Alemanha, além da realização de palestras sobre o sistema dual de ensino e estratégias de Inovação Internacional. Confira abaixo as demais atividades realizadas para os gestores ao longo da semana:

Terça-feira, 17 de maio
Visita a uma escola vocacional típica da Alemanha. Essas instituições trabalham com o “sistema dual de ensino”, que se caracteriza pela possibilidade de o estudante ter aulas teóricas nas escolas públicas vocacionais ( Berufsschule) e situações concretas de trabalho nas empresas com contrato e salário.

Reunião com superintendente da Festo no Brasil.jpgQuarta-feira, dia 18 de maio

Pela manhã, visita à indústria Festo Didatic, com direito a um tour pela planta de produção industrial. Como não houve permissão para fotografias, foi registrado apenas o diálogo com a superintendente da FESTO no Brasil, com vistas a criação de um desenho de capacitação, consultoria e treinamento para os professores da Rede Federal. À tarde, a comitiva foi à exposição Dia da Indústria, evento organizado com a participação de aproximadamente 100 empresas, as quais os estudantes podem procurar por oportunidades de estágio e emprego.

Quinta-feira, dia 19 de maio

Dia da inovação, com visita à Bosch Rexroth Innovation Center, com direito a tour pelos principais espaços, como o centro de treinamento, o industrial knowledge transfer e o showroom Solutions for Industry 4.0. No turno da tarde, a comitiva conheceu o Christiani Lab, uma empresa que desenvolve kits práticos e material didático para capacitação em tecnologias relacionadas à Indústria 4.0.

Visita ao Centro Internacional UNESCO-UNEVOC.jpgSexta-feira, dia 20 de maio
Último dia da missão e a comitiva participou da agenda de apresentações na Steinbeis SIBE em Stuttgart e do Dia Steinbeis, um momento no qual estudantes podem visitar a universidade para conhecer os cursos, os professores e os gestores. A última apresentação do dia foi "Profissionais do Futuro", fruto da Cooperação Bilateral Brasil (Setec/MEC) - Alemanha (GIZ). O reitor Carlos Guedes cumpriu, ainda, a última agenda da missão: visita ao Centro Internacional UNESCO-UNEVOC de Educação e Treinamento Técnico e Profissional, na cidade de Bonn.