Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal Maceió inicia seleção para cursos técnicos integrados e subsequente ao Ensino Médio

Outros dois editais também têm fim do prazo de inscrições previsto para 30 de janeiro

por Jhonathan Pino publicado: 04/01/2022 17h57, última modificação: 06/01/2022 16h03

O Departamento de Seleção de Ingressos (DSE) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) divulgou nesta terça-feira (4), os editais de seleção para os cursos técnicos de nível integrado e subsequente ao Ensino Médio do Campus Maceió. Ao todo, são 711 vagas para 19 cursos, com inscrições abertas até o dia 30 de janeiro.

Os cursos integrados são voltados a estudantes que tenham terminado o Ensino Fundamental ou equivalente até a data da matrícula. Já para se candidatar nos cursos subsequentes, é necessário ter concluído o Ensino Médio ou equivalente até a data da matrícula.

O Edital nº 59/2021 define as regras para os cursos de nível médio integrado. As oportunidades são para os cursos de Eletrônica (72 vagas); Eletrotécnica (72 vagas); Mecânica (72 vagas); Química (72 vagas); Desenvolvimento de Sistemas (72 vagas); Edificações (108 vagas) e Estradas (108 vagas), todos eles com turmas nos turnos matutino e vespertino.

Já para o Edital nº 60 oferta 135 vagas para os cursos de nível subsequente. As oportunidades são para os cursos de Segurança do Trabalho (vespertino e noturno), com 50 vagas; Eletrotécnica, com 20 vagas (noturno); Mecânica, com 25 vagas (noturno) e Química, com 40 vagas (noturno).

Editais já em andamento

Outras 764 vagas estão sendo ofertadas pelas unidades de Batalha, Penedo, Santana do Ipanema e Satuba, todas com inscrições até o dia 30 de janeiro.

O Edital nº 57/2021 contempla os cursos integrados de Agroindústria (72 vagas) e Biotecnologia (36 vagas) do Campus Batalha, os cursos integrados de Meio Ambiente (72 vagas) e Química (72 vagas) do Campus Penedo, os cursos integrados de Administração (72 vagas) e Agropecuária (72 vagas) do Campus Santana do Ipanema e os cursos integrados de Agroindústria (72 vagas) e Agropecuária (144 vagas) do Campus Satuba.

O Edital nº 58/2021 contempla o curso subsequente de Química (40 vagas) do Campus Penedo, o curso subsequente de Agropecuária (40 vagas) do Campus Santana do Ipanema e o curso subsequente de Agropecuária (72 vagas) do Campus Satuba.

COMO CONCORRER

Para participar da seleção, basta acessar a página de exames do Ifal e preencher o cadastro, por meio do CPF, dentro do período de inscrição estipulado. Também é necessário fornecer os documentos estabelecidos no edital.

Os alunos serão selecionados por meio das médias das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática nos editais de cursos integrados. Nos cursos subsequentes, a classificação será obtida através da
maior pontuação total (Língua Portuguesa + Matemática). Em ambos os casos, nos Anexos III e IV do respectivo edital, é possível conferir como calcular e registrar as médias no formato requerido pelo pleito.

O Processo Seletivo 2022 traz vagas de ampla concorrência e vagas para ações afirmativas; sendo 67,22% das vagas de cotas destinadas a candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, 21,91% a candidatos que se autodeclararem de outras etnias e 10,88% a candidatos que se autodeclararem pessoas com deficiência.

Outro diferencial desta edição é que ela está ocorrendo mediante o lançamento de blocos de editais, respeitando o calendário acadêmico de cada campus. Outros editais devem ser lançados em breve e os interessados podem acompanhar as novidades a respeito no portal institucional, na página de Exames ou nas redes sociais do Ifal.

A relação dos classificados e o edital de matrícula serão divulgados até o dia 14 de fevereiro.