Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal lança página voltada ao Ensino Remoto

Ifal lança página voltada ao Ensino Remoto

Espaço reúne orientações de uso das ferramentas de aprendizagem on-line

por Jhonathan Pino publicado: 09/11/2020 18h35, última modificação: 10/11/2020 08h30

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) lança nesta semana a página do Ensino Remoto, um espaço virtual que reúne orientação, formação e informação para servidores e estudantes que estão tendo que realizar as atividades acadêmicas de modo não presencial, em razão da pandemia da Covid-19.

No espaço, existem dois menus com material específico, um voltado para os docentes, com tutoriais de uso das ferramentas do Google e do SIGAA; o outro é voltado aos/às estudantes, com dicas de como acompanhar as aulas de forma remota, utilizando as ferramentas do YouTube e as potencialidades do podcast.

A professora do Campus Palmeira dos Índios, Sheyla Marques, integrou um grupo de trabalho responsável pela seleção do conteúdo que iria ser colocado na página.  Ela lembra que parte do material já é conhecido dos docentes do Ifal que participaram do Programa Estruturado de Formação Continuada da instituição. “Para os docentes, o material aborda metodologias e ferramentas para uma ressignificação das práticas didático-pedagógicas. Já para os estudantes, são possibilidades de construção da autonomia nos estudos”, pontuou.

Ao longo de todo o período de pandemia, o Ifal vem trabalhando para a manutenção do vínculo institucional com seus estudantes, primeiramente com a autorização das atividades acadêmicas por meio do ensino remoto emergencial, a partir da Deliberação nº 58/2020 e das diretrizes institucionais, instituídas na Resolução nº 50/2020; em um segundo momento, foram estabelecidos a concessão e os critérios de um auxílio conectividade, que tem garantido o fornecimento de material como tablets, chips e contrapartida financeira para aquisição de pacote de dados, a partir da Resolução nº 46/2020, que instituiu as normas do Auxílio Conectividade, e também por meio do Projeto Alunos Conectados, do Ministério da Educação (MEC).

A Pró-reitora de Ensino do Ifal, Cledilma Costa, destaca que a página do ensino remoto representa mais uma ação que se soma aos esforços do instituição para minimizar os efeitos e prejuízos desse período de pandemia. “Essa página se constitui em uma iniciativa integrada às ações do auxílio conectividade, de forma que o fornecimento dos tablets e dos chips possa garantir a participação dos estudantes nas aulas de forma remota. Esperamos que essas iniciativas estimulem professores e estudantes a se engajarem na continuidade dos cursos”, enfatizou.

Auxílio Conectividade - Neste mês de novembro, o Ifal concluirá a distribuição de chips telefônicos de 40GB, entregues por meio do Projeto Alunos Conectados proposto pelo MEC, como também a entrega de tablets e repasse de auxílio financeiro de R$600,00 para compra do equipamento, além da oferta de R$70,00 a R$ 150,00 para contratação de serviço de internet fixa ou móvel, por meio do Auxílio Conectividade regulamentado pela instituição. O calendário de distribuição foi definido pela Proen em parceria com as unidades de ensino dos campi. No total, serão entregues 2.500 tablets e 3.324 chips telefônicos aos dirigentes dos campi, com a estimativa de beneficiar aproximadamente 10 mil estudantes.

Desde a suspensão das atividades acadêmicas e da implantação do trabalho remoto, o Ifal tem movimentado esforços para superar os obstáculos decorrentes da pandemia, como também proporcionar uma alternativa para a manutenção do vínculo institucional de seus estudantes. Para Carlos Guedes, reitor do Ifal, os desafios impostos pela pandemia desafiou todos os servidores da instituição, resultando no engajamento de gestores, professores e técnicos para que a concessão dos benefícios, a compra e a distribuição dos equipamentos/chips/incentivo financeiro se tornassem uma realidade.

"Estudantes, vocês serão sempre a razão de nossa existência institucional, por isso, neste difícil momento que atravessamos, de impossibilidade de revê-los nas salas de aula, bibliotecas, laboratórios, cantinas, pátios, quadras esportivas, agradeço a todos pela atitude serena e o compromisso com a vida acadêmica. E faço um pedido especial a vocês, haja o que houver, não desistam", enfatizou o reitor Carlos Guedes no vídeo institucional gravado para servidores e estudantes do Ifal.

Confira na íntegra o vídeo da mensagem institucional do reitor.