Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal lança edital para habilitação de empresas juniores

Ifal lança edital para habilitação de empresas juniores

Propostas podem ser enviadas até 31 de julho de 2021

por Roberta Rocha publicado: 31/07/2020 19h56, última modificação: 12/08/2020 09h05

A Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Alagoas - Ifal publicou, nesta sexta-feira (31), um edital voltado ao recebimento de propostas para habilitação e reconhecimento de empresas juniores na instituição. O período de abertura de processos vai até 31 de julho de 2021 e todo o trâmite deve ser feito pelo Sipac, por meio de formulário específico.

Podem inscrever propostas docentes do quadro ativo permanente do Ifal, vinculados a um dos cursos que seja da área de atuação da Empresa Júnior. A Empresa Júnior candidata à habilitação deve ser vinculada ao Instituto e desenvolver, sem fins lucrativos, atividades relacionadas ao campo de abrangência de pelo menos um curso de graduação, indicado em seu estatuto.

Já os discentes, para integrar o empreendimento, precisam estar regularmente matriculados em curso de graduação da instituição na área de atuação da Empresa Júnior e dedicar carga horária de 10 horas semanais ao trabalho voluntário na empresa. Na apresentação da proposta, poderão ser solicitadas bolsas para estudantes, mas a aprovação dependerá de disponibilidade orçamentária da Proex.

Conforme o edital, é considerada Empresa Júnior a entidade em forma de associação civil, gerida por estudantes de ensino superior, com o propósito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos associados, capacitando-os para o mercado de trabalho.

Passo a passo - Os processos abertos no Sipac devem ser encaminhados, com a documentação exigida, primeiramente às coordenações dos cursos relacionados à Empresa Júnior, para validar a relação entre as atividades da empresa e o referido curso. Em seguida, o processo vai precisar do aval da direção-geral do campus, que emitirá parecer em até 10 dias da abertura do procedimento. Após esse despacho é que a proposta deve ser encaminhada à Coordenação de Projetos da Proex para a análise final.

Na avaliação, serão considerados critérios como a clareza nos objetivos e na metodologia para alcançá-los, a inovação, a viabilidade técnica e econômica, a articulação com Pesquisa e Ensino e a valorização do potencial empreendedor dos estudantes envolvidos.

O prazo para a apreciação da Proex será de até 10 dias úteis após o recebimento do processo. Em caso de parecer negativo, cabe recurso. Em caso de decisão favorável, a Empresa Júnior será regularizada e, em até 90 dias após a aprovação, ocorrerá a assinatura do Ato de Qualificação da Empresa Júnior pelo reitor do Ifal.

Para esclarecer dúvidas sobre o certame, o e-mail para contato é projetos.proex@ifal.edu.br.

Acesse o edital na íntegra para mais informações.