Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal lança edital para habilitação de empresas juniores
conteúdo

Notícias

Ifal lança edital para habilitação de empresas juniores

Propostas podem ser enviadas até 31 de julho de 2021

por Roberta Rocha publicado: 31/07/2020 19h56, última modificação: 12/08/2020 09h05

A Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Alagoas - Ifal publicou, nesta sexta-feira (31), um edital voltado ao recebimento de propostas para habilitação e reconhecimento de empresas juniores na instituição. O período de abertura de processos vai até 31 de julho de 2021 e todo o trâmite deve ser feito pelo Sipac, por meio de formulário específico.

Podem inscrever propostas docentes do quadro ativo permanente do Ifal, vinculados a um dos cursos que seja da área de atuação da Empresa Júnior. A Empresa Júnior candidata à habilitação deve ser vinculada ao Instituto e desenvolver, sem fins lucrativos, atividades relacionadas ao campo de abrangência de pelo menos um curso de graduação, indicado em seu estatuto.

Já os discentes, para integrar o empreendimento, precisam estar regularmente matriculados em curso de graduação da instituição na área de atuação da Empresa Júnior e dedicar carga horária de 10 horas semanais ao trabalho voluntário na empresa. Na apresentação da proposta, poderão ser solicitadas bolsas para estudantes, mas a aprovação dependerá de disponibilidade orçamentária da Proex.  

Conforme o edital, é considerada Empresa Júnior a entidade em forma de associação civil, gerida por estudantes de ensino superior, com o propósito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos associados, capacitando-os para o mercado de trabalho.

Passo a passo - Os processos abertos no Sipac devem ser encaminhados, com a documentação exigida, primeiramente às coordenações dos cursos relacionados à Empresa Júnior, para validar a relação entre as atividades da empresa e o referido curso. Em seguida, o processo vai precisar do aval da direção-geral do campus, que emitirá parecer em até 10 dias da abertura do procedimento. Após esse despacho é que a proposta deve ser encaminhada à Coordenação de Projetos da Proex para a análise final.

Na avaliação, serão considerados critérios como a clareza nos objetivos e na metodologia para alcançá-los, a inovação, a viabilidade técnica e econômica, a articulação com Pesquisa e Ensino e a valorização do potencial empreendedor dos estudantes envolvidos.

O prazo para a apreciação da Proex será de até 10 dias úteis após o recebimento do processo. Em caso de parecer negativo, cabe recurso. Em caso de decisão favorável, a Empresa Júnior será regularizada e, em até 90 dias após a aprovação, ocorrerá a assinatura do Ato de Qualificação da Empresa Júnior pelo reitor do Ifal.

Para esclarecer dúvidas sobre o certame, o e-mail para contato é projetos.proex@ifal.edu.br.

Acesse o edital na íntegra para mais informações.