Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal integra iniciativa de criação do Observatório de Políticas da Igualdade Racial
conteúdo

Notícias

Ifal integra iniciativa de criação do Observatório de Políticas da Igualdade Racial

Coletivo buscará efetivar políticas de inclusão étnico-raciais no estado

por Jhonathan Pino publicado: 10/01/2023 11h12, última modificação: 16/01/2023 08h38

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) marcou presença à reunião de entidades que formarão o Observatório de Políticas da Igualdade Racial em Alagoas. O evento, realizado nesta segunda-feira (9), na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), marcou o aniversário de 20 anos da a aprovação da Lei Federal nº 10.639/03, que faz alterações à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para implantar a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental e Médio.

Promotora da ideia, Arísia Barros relatou que se trata do início de uma conversa que busca cobrar a aplicação da lei. “Ninguém conhece a Lei estadual que acrescentou conteúdos da História Afro-Alagoana nos currículos das instituições públicas estaduais de ensino. Alagoas foi a segunda federação a aprová-la, após a publicação da Lei do Governo Federal nº 10.639/03. Estamos aqui porque a gente precisa criar um coletivo que dialogue essa questão: é preciso um instrumento que faço isso avançar”, pontuou a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas.

A criação de um observatório foi decidida em conjunto pelos representantes das entidades presentes à reunião. Além do Ifal, compareceram membros do Conselho Estadual de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas, a Secretaria Municipal de Educação, a Defensoria Pública do Estado, o Coletivo Mulheres Pretas e o Movimento Mulheres Negras.

Entidades de Alagoas se reúnem para criação de observatório de Políticas de Igualdade Racial.JPG

Como representantes do Ifal, estavam a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI), Eunice Palmeira, o Chefe do Departamento de Educação Básica, Henrique Golbery e o professor Lula Costa, vice-coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Maceió.Ao lado de Arísia e do Pró-reitor de Extensão da Ufal, Cézar Nonato, Lula Costa, Eunice Palmeira e Henrique Golbery pontuaram iniciativas do Ifal visando diminuir as desigualdades étnico-raciais em Alagoas.JPG

Na ocasião, Lula Costa lembrou que a adoção de cotas já uma realidade em todas as seleções. Ele acrescentou que todas as unidades hoje já possuem núcleos voltados a discutir a questão. “Dentro do Ifal, a gente vem desenvolvendo uma série de ações, para que possamos desenvolver as políticas de inclusão étnico-raciais colocadas aqui”, pontuou o professor.

Eunice enfatizou que apesar de haver iniciativas pontuais, foi a partir da reestruturação dos projetos pedagógicos que o ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Afro- Alagoana, Africana e Indígena entrou no currículo de todos os cursos de nível médio.

“Nos institutos federais há um perfil diferenciado da comunidade acadêmica, considerando, especialmente, a nossa capilaridade. Estamos mais próximos da comunidade e temos um impacto social consistente, que vai além do ensino e perpassa a pesquisa e a extensão”, pontuou Eunice.