Notícias
Ifal integra assinatura conjunta de IES alagoanas em Protocolo de Cooperação com Universidade de Lisboa
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e outras três instituições de ensino superior do estado participaram no último, sábado (27), da assinatura de um protocolo de cooperação internacional com a Universidade de Lisboa. A ação, articulada pela Secretaria de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), do Governo do Estado, busca promover um amplo projeto de cooperação nas áreas acadêmica, científica, técnica, pedagógica e cultural, fomentando o intercâmbio de conhecimento e o desenvolvimento de projetos e programas de interesse comum entre os entes envolvidos.
No Palácio República dos Palmares, além dos anfitriões do governo do estado, com o governador Paulo Dantas, e parte do seu secretariado, estiveram presentes para a assinatura do Memorando de Entendimento os reitores do Ifal, Carlos Guedes; da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Odilon Máximo de Morais; da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) Henrique de Oliveira Costa; da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo e o diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes. Da parte do Instituto Superior de Estudos Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa, estiveram presentes os professores catedráticos Ricardo Ramos Pinto e João Ricardo Catarino.
À frente da articulação, e ao lado da Secretária de Educação do Estado, Roseana Ferreira o secretário de Estado Júlio Cezar (Serfi) comemorou a possibilidade de transformação do estado a partir da promoção de iniciativas de qualificação dos professores que atuam no estado alagoano.
“Hoje assinamos o primeiro acordo internacional, que engloba as instituições públicas de ensino superior do Estado, de forma ampla e irrestrita, com a participação ativa do Governo de Alagoas. Com este acordo, o estreitamento das relações acadêmicas internacionais entre Alagoas e Portugal traduzem na ratificação de valores compartilhados entre ambas as sociedades. Com interesse de ambas as partes, aprofundaremos juntos a produção intelectual, que contribuem para o desenvolvimento sustentável, para a valorização do capital humano, português e brasileiro, e em especial o alagoano”, pontuou o secretário.
O reitor do Ifal, lembrou o papel comum das quatro instituições que atuam no ensino superior de Alagoas. “O governador tem feito um trabalho espetacular do ponto de vista desse apoio às instituições de ensino de Alagoas, que assim como o Ifal, a Uneal, a Uncisal e a Ufal, têm essa missão de promover uma educação de qualidade, social, pública, gratuita e inclusiva, ajudando a transformar a vida das pessoas que mais precisam. Esse protocolo de intenções, ele amplia e fortalece a cooperação de forma conjunta”, acrescentou Carlos Guedes.
O governador de Alagoas, ressaltou que a vinda da universidade portuguesa a Alagoas traz oportunidades de formação e desenvolvimento para servidores. “Fazer projetos em conjunto, trazer experiências da universidade e do próprio país para o estado de Alagoas é algo muito importante e eu tenho a certeza que são essas medidas que vão continuar colocando o estado de Alagoas numa posição estratégica em nível regional, mas também no âmbito nacional”, salientou Paulo Dantas
