Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal inicia seleção de projetos de iniciação científica e de desenvolvimento tecnológico; veja editais retificados

Editais publicados contemplam Pibic, Pibic-Af e Pibiti

por Jhonathan Pino publicado: 20/07/2021 09h24, última modificação: 23/07/2021 13h48

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI) do Instituto Federal de Alagoas (Iffal) publicou nesta segunda-feira (19) os editais para a abertura de inscrições do Programa de Bolsas Institucionais de Iniciação Científica (Pibic - Ifal/CNPq/Fapeal), Programa de Bolsas Institucionais de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af - IFAL/CNPq) e Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti  - IFAL//CNPq), referentes aos anos 2021-2022.

São ofertadas 189 bolsas fomentadas pelo Ifal, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), sendo 81 bolsas Pibiti, 102 Pibic e 6 Pibic Ações afirmativas, de acordo com a disponibilidade orçamentária das instituições.

Em razão da necessidade de isolamento social, causada pela Pandemia da Covid-19 e, no intuito de prezar pela segurança de servidores e estudantes e de não prejudicar o andamento das atividades de pesquisa desenvolvidas, a execução dos projetos submetidos deve estar em conformidade com os protocolos sanitários em vigência no âmbito nacional, estadual e municipal e no âmbito do Ifal de acordo com o Plano de Contingenciamento do Ifal.

As propostas também podem prever em seu plano de trabalho a possibilidade de desenvolvimento das atividades de forma remota. Acesse os editais aqui!

Orientações sobre as inscrições

A partir deste ano, a submissão e seleção dos projetos das modalidades Pibic e Pibiti acontecerão em editais distintos. As inscrições já tiveram início e acontecem até o próximo dia 13 de agosto para os projetos das duas modalidades PIBIC (Edital nº 13/2021 PRPPI) e Pibiti (Edital nº 14/2021 PRPPI). Elas se darão, exclusivamente, por meio da submissão das propostas no Módulo de Pesquisa do SIGAA, assim como as avaliações.

Para ajudar aos interessados, foram elaborados e disponibilizados tutoriais para a submissão de propostas pelo SIGAA, como as etapas de importação do currículo Lattes e de validação das produções intelectuais, bem como um tutorial para cadastro de avaliador de propostas. Consulte os Formulários e Tutoriais!

No próximo dia 23, a PRPPI realiza uma reunião com a comunidade acadêmica, com o objetivo de tratar de alguns aspectos do edital e dirimir as possíveis dúvidas relativas ao processo. O evento acontece a partir das 14h, por meio do Google Meet, e contará com a presença do Departamento de Pesquisa e Inovação (DPI), dos representantes da Comissão de Elaboração dos Editais e dos Chefes de Departamento/Coordenadores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação. Ela será gravada e disponibilizada para a comunidade acadêmica.

Retificações - Após a publicação dos editais, as tabelas de pontuação da análise curricular dos candidatos sofreram alterações. Confira as novas versão nas retificações dos Anexos II de cada edital, na página da PRPPI

Para outras informações, é possível entrar em contato com a comissão pelo e-mail: pesquisa@ifal.edu.br.