Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal inicia programação e alteração de férias de servidores por meio do SouGov
conteúdo

Notícias

Ifal inicia programação e alteração de férias de servidores por meio do SouGov

Procedimento será iniciado no dia 20 de março

publicado: 14/03/2023 13h06, última modificação: 14/03/2023 13h06

A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) informa que, a partir do próximo 20 de março, solicitações e alterações de férias deverão ser realizadas exclusivamente pelo/a servidor/a por meio da plataforma SouGov, na função programar férias. Além disso, a programação deverá ser homologada pela chefia imediata via SouGov Líder, pelo aplicativo ou Web.

De acordo com o Departamento, o prazo para programação/alteração pelo/a servidor/a e homologação das férias pela chefia imediata deverá respeitar o limite mínimo de 45 dias de antecedência do período previsto para o início do gozo das férias, de forma a evitar quaisquer problemas e/ou restrições no SIAPE. 

A DGP também alerta que a/o servidor/a e a chefia imediata devem ficar atentas/os ao calendário mensal do cronograma SIAPE, o qual será informado mensalmente na página da DGP.

“Importante ressaltar a necessidade de que tanto o/a servidor/a quanto sua chefia imediata acessem com frequência o e-mail institucional, pois é por meio dele que o SouGov notificará a chefia do agendamento realizado pelo/a servidor/a, bem como informará o/a servidor/a quando da homologação (ou rejeição) do agendamento efetuado. Esse acompanhamento também pode ser realizado pela plataforma SouGov, pois somente após a homologação da chefia imediata as férias serão consideradas para todos os efeitos legais, inclusive para pagamento”, alerta Cássia Andrade, da coordenação de Cadastro e Lotação de Pessoal.

“Desse modo, é fundamental que sejam observados os prazos para que nenhuma informação deixe de ser processada no SIAPE, pois as férias não processadas pelo SIAPE não poderão ser usufruídas”, completa a coordenadora.

Após a homologação das férias pela chefia imediata no SouGov, o/a servidor/a deverá cadastrar ocorrência de férias no SIGRH (servidores que batem ponto eletrônico) ou cadastrar ocorrência de férias no Programa de Gestão e Desempenho - PGD (servidoras/es que são inscritos no Programa). Em ambos os casos, a chefia imediata deverá homologar a ocorrência cadastrada.

Como realizar a programação das férias

Para programar/alterar suas férias acesse o SouGov, aplicativo ou web, em Autoatendimento, clique no ícone "Férias", escolha o exercício e, em "Programar Férias", selecione o período permitido para a programação/alteração.

Seguem links com os tutoriais com as orientações necessárias às/aos servidoras/es e chefia imediata:

Como programar (solicitar) minhas férias?

Como alterar minhas férias?

Como acompanhar minha solicitação de férias?

Como consulto minhas férias programadas e já usufruídas pelo SouGov?

Como homologar férias pelo SouGov Líder?

Novo fluxo de Interrupção de Férias

As solicitações de interrupções de férias das/os servidoras/es também irão seguir novo fluxo. A partir do dia 20 de março, elas deverão ser realizadas, até a data da interrupção, de acordo com as orientações a seguir:

  • A chefia imediata deverá cadastrar processo eletrônico no SIPAC (tipo de processo: interrupção de férias / tipo de documento: formulário de interrupção de férias);
  • O processo deverá ser encaminhado para a autorização do Reitor (nos casos das/os servidoras/es da Reitoria) ou Direção-Geral (nos casos das/os servidoras/es dos Campi);
  • Após a autorização da autoridade competente declarada em formulário específico, conforme modelo do SIPAC, o processo deverá ser enviado à CCLP (nos casos das/os servidoras/es da Reitoria e Campus Benedito Bentes) ou Coordenação de Gestão de Pessoas  (nos casos das/os servidoras/es dos demais Campi).