Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal inicia atividades na 11ª Bienal Internacional do Livro
conteúdo

Notícias

Ifal inicia atividades na 11ª Bienal Internacional do Livro

Abertura do estande foi marcada pelo colorido e tradição no lançamento de livros e oficina para crianças
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 31/10/2025 22h52, última modificação: 31/10/2025 22h52

Alagoas recebe, a partir desta sexta-feira (31), a 11ª Bienal Internacional do Livro, considerado o maior evento literário e cultural do Estado. Nesta edição, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) é um dos apoiadores do evento e participa com uma atuação ainda mais marcante que nas bienais anteriores. 

Na solenidade de abertura, presidida pelo reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, e pelo vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, foi dado início ao “mais consolidado evento do Estado”. De acordo com o reitor da Ufal, o maior evento literário, cultural, artístico e social do estado, “também é do povo”. Pensamento partilhado pelo vice-governador que afirmou que “a Bienal que faz a gente ser gente. Tem cultura,  literatura, arte”.

abertura bienal (1).jpgEsta 11ª Bienal Internacional do Livro tem como tema central “Brasil e África ligados culturalmente nas suas raízes e ritos”, que busca celebrar a confluência África-Brasil em diversos aspectos e homenageia os países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP), Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

De acordo com Evaldo Ferraz, coordenador geral da Bienal, o evento está grandioso. “Esperamos que o público venha nos visitar porque tem livro e muita atividade. Tem tudo para todo gosto”, afirmou.

Ifal na Bienal

O Ifal se apresenta nesta 11ª edição com uma programação diversificada para apresentar aos visitantes as ações de educação, ciência, tecnologia e inovação desenvolvidas nos 16 campi da instituição. Para o reitor do Ifal, Carlos Guedes, presente na solenidade de abertura, a Bienal do Livro é o momento literário mais importante de Alagoas e o mais aguardado no calendário cultural das/os alagoanas/os. “Este evento reúne milhares de pessoas, incluindo leitores, escritores, editores, livreiros, professores e estudantes, criando um espaço vibrante de celebração da literatura”.

Desta forma, o Ifal estará na Bienal com cerca de 50 atividades que serão realizadas no estande do Ifal, durante os dez dias do evento, no Centro de Convenções de Maceió. Entre elas, o lançamento de 22 livros da comunidade acadêmica no formato impresso, provenientes do primeiro edital para publicação de obras da instituição.

WhatsApp Image 2025-10-31 at 22.33.47.jpegA primeira atividade do estande do Ifal na Bienal foi promovida pelo curso de Design do campus Maceió, na oportunidade as professoras Juliana Aguiar e Tharcila Leão realizaram o lançamento de mais dois livros do projeto "A Menina do Lugar", Viçosa e Cafurna. A iniciativa extensionista visa valoriza o patrimônio cultural de Alagoas, na visão de crianças alagoanas, com foco em atividades lúdicas e educativas. O lançamento foi seguido de uma oficina de chapéu de Guerreiro para crianças.

 

Chamada para quem vai participar de eventos externos ao estande do Ifal

Integrantes da comunidade acadêmica do Ifal que forem lançar livros ou participar de outras atividades programadas para ocorrer fora do estande do Ifal estão convidados a enviar as informações para o e-mail apoio.pesquisa@ifal.edu.br, para que a atividade possa ser registrada pela equipe da PRPPI e prestigiada pela comunidade acadêmica.

Confira aqui a programação do estande do Ifal na Bienal do Livro. Acesse o Portal Integra e saiba mais sobre o uso do estande do Ifal na Bienal do Livro.

Aproveite mais o evento, veja a programação geral da Bienal Internacional do Livro de Alagoas.