Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal inicia atividades de ano letivo de cursos na modalidade EaD

Ifal inicia atividades de ano letivo de cursos na modalidade EaD

Aulas têm início com substituição de momentos presenciais por encontros remotos

publicado: 01/09/2020 09h41, última modificação: 01/09/2020 16h03

Alunos dos cursos de bacharelado em Administração Pública e licenciaturas em Ciências Biológicas e Letras-Português, ofertados pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), na modalidade EaD, iniciaram o ano letivo no sábado passado, 29, com a realização de aulas inaugurais, para as turmas de 2020.

Realizadas por meio de webconferência, as cerimônias aconteceram com a presença do reitor Carlos Guedes e da pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa, além de diretores das unidades que ofertam os cursos, Iatanilton Damasceno, do Campus Piranhas e Roberto, do Campus Palmeira dos Índios. Eles deram as boas-vindas aos alunos que deveriam iniciar as aulas no dia 4 de abril deste ano, mas que haviam sido adiadas em razão da pandemia.

O coordenador de Ensino da Diretoria de Educação a Distância (Diread), Luiz Henrique Lemos, explicou que o momento exigiu alguns ajustes para que se desse o início das atividades.

“Todos os momentos presenciais foram substituídos por momentos remotos, que poderão ser online ou gravados, mas quando forem online (ao vivo) serão também gravados e postados no ambiente virtual de aprendizagem [AVA], de modo a assegurar que os estudantes que não puderam assistir ao vivo a transmissão, possam assistir posteriormente no AVA. Quando o isolamento devido a pandemia encerrar, as aulas presenciais inicialmente previstas irão retornar”, detalhou.

Além dos gestores acima, o coordenador Geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Antonio Carlos Lima, a coordenadora Adjunta da UAB, Christiane Batingas e os coordenadores de polos, que estiveram juntamente com os professores, tutores e a equipe multidisciplinar da UaB para receber os estudantes, em momentos diferentes, ao longo da tarde do sábado. Ao todo, as aulas inaugurais contaram com a participação de 383 estudantes.