Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal garante ouro, prata e bronze na Olimpíada Alagoana de Química

Ifal garante ouro, prata e bronze na Olimpíada Alagoana de Química

Estudantes de diversos campi também faturaram menções honrosas na competição

por Roberta Rocha publicado: 30/04/2021 16h31, última modificação: 30/04/2021 16h37

Estudantes do Instituto Federal de Alagoas - Ifal nos campi Maceió, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Penedo, Piranhas, Coruripe e Santana do Ipanema apareceram como medalhistas na lista de premiados da edição 2020 da Olimpíada Alagoana de Química - OALQcompetição voltada a testar os conhecimentos de estudantes do ensino médio na área de Química e disciplinas correlatas. O anúncio do resultado ocorreu na última quinta-feira, 29.

Ao todo, o Ifal garantiu seis medalhas de ouro, oito medalhas de prata, sete medalhas de bronze, além de dezenas de menções honrosas e certificados de participação. Nesses casos, além dos campi já mencionados, também foram contemplados participantes das unidades de Satuba, São Miguel dos Campos, Viçosa e Maragogi.

Segundo o professor do Campus Maceió e coordenador estadual da OALQ, Demetrius Morilla, houve aumento significativo de inscritos e premiados do Ifal em relação à edição anterior da Olimpíada, tanto na modalidade A, destinada a alunos dos 1º e 2º anos, quanto na modalidade B, destinada a alunos dos 3º e 4º anos. "Com isso, teremos uma grande representatividade de alunos na [Olimpíada] Norte-Nordeste e na modalidade B da Brasileira de Química, com boas chances de premiações", destacou.

Medalhista de ouro Felipe Rafael SoteroEntre os medalhistas de ouro deste ano, o estudante do Campus Palmeira dos Índios Felipe Rafael Sotero tem um motivo a mais para comemorar: o seu desempenho pessoal progrediu de uma edição para outra. Na OALQ 2019, ele faturou medalha de prata e focou no desafio de subir de posição no pódio em 2020.

"Eu sempre busco fazer olimpíadas, principalmente voltadas para área de ciências exatas, que eu gosto. Esse ano, fui fazer de novo a Alagoana de Química e o que eu aceitava era ouro, tinha que ser ouro. Aí me esforcei para revisar o que já tinha visto nos outros anos e aprender novas coisas. Estudei vendo resumos na internet, vídeos no Youtube. O negócio é estudar e as coisas boas vão vindo como consequência do nosso esforço", comentou.

O estudante diz ver nas Olimpíadas uma maneira de integrar mais conhecimentos, a partir do contato com questões diferenciadas das áreas abordadas. Ele ressaltou o incentivo que recebe da instituição para participar desse tipo de competição. "As oportunidades que o Ifal abre pra Olimpíadas e para tudo que vem a partir disso, eu acho muito interessante".

O professor Demetrius Morilla, outro defensor da importância das Olimpíadas do conhecimento, lembra as oportunidades que estão por vir e convoca os estudantes a participarem dessas iniciativas. "No segundo semestre,  teremos várias olimpíadas acontecendo, por isso, o aluno deve ficar ligado nas notícias e informações", orienta. Segundo o docente, as próximas competições são:

• Olimpíada Nacional de Ciências - ONC: inscrições abertas, até o dia 02/08/2021. Prova da primeira fase 05 e 06/08/2021. Somente o professor pode realizar a inscrição. Será On-line.
  • Olimpíada Norte-Nordeste de Química - ONNeQ. Prova prevista para 25/09/2021. Inscrição pelo Coordenador Estadual. Será on-line.
  • Olimpíada Brasileira de Química - OBQ. Prova Prevista para 09/10/2021. Inscrição pelo Coordenador Estadual. Será on-line.
  • Olimpíada Alagoana de Química - OALQ 2021. Inscrições e datas a serem definidas. Será on-line.

Acesse aqui a lista completa de estudantes do Ifal premiados na OALQ 2020.

Mais informações podem ser obtidas no endereço http://al.obquimica.org/.