Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal e SMTT se reúnem para discutir transporte público para alunos da região metropolitana

Em conversa, reitor entregou minuta que busca beneficiar estudantes de três campi

por Jhonathan Pino publicado: 01/07/2022 16h42, última modificação: 01/07/2022 16h46

Uma comitiva formada pelo reitor Carlos Guedes e três diretores de unidades do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) esteve reunida, nesta sexta-feira (1º), com o superintendente Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT), André Costa, para a viabilização de transporte gratuito para todos os estudantes residentes na capital alagoana.

O reitor esclareceu que centenas de alunos dos campi Marechal Deodoro, Rio Largo e Satuba são provenientes da capital, no entanto, não usufruem do transporte gratuito, concedido a todos os estudantes residentes de Maceió, porque as escolas localizam-se fora do município. Por isso, acompanhado dos respectivos diretores das unidades, Rodrigo Lucena, Edel Alexandre e Valdemir Lino, eles lembraram que há alguns meses vêm buscando formas de viabilizar a oferta da gratuidade do transporte público municipal também para os discentes de seus campi.Os diretores Rodrigo Lucena, Edel Alexandre e Valdemir Lino e o reitor Carlos Guedes falaram das dificuldades enfrentadas pelos alunos residentes em Maceió.JPG

“Essa solução é fundamental, nós temos que ajudar os estudantes a fazer com que cheguem ao destino e possam realizar a transformação em suas vidas. Hoje, o Ifal é a única instituição federal do país que reserva ao 70% das vagas para estudantes provenientes de escolas públicas, muitos deles estão em situação de vulnerabilidade social. A gente sabe o que é o esforço para que muitos deles possam pagar esse transporte, por isso, ao facilitar o acesso à educação, poderemos ajudá-los a mudar essa realidade”.

Ao receber uma minuta do reitor do Ifal, o superintendente disse que iria analisar a possibilidade de um convênio, mas alertou sobre a necessidade do equilíbrio financeiro no contrato junto às empresas.André Costa sugeriu que, como contrapartida, o Ifal poderia atuar na capacitação de servidores do SMTT.JPG

“A oferta dessa gratuidade demandaria o pagamento de 44 passagens integrais para cada estudante beneficiado, por mês. A prefeitura hoje subsidia o transporte dos estudantes de Maceió, mas isso tem um custo de R$ 6 milhões por mês, em um momento em que os custos com combustíveis são crescentes. Então, temos que ver a melhor formar de atender a esses alunos, sem desrespeitar os contratos com os nossos parceiros. Também precisamos ver a possibilidade de uma contrapartida do Instituto, que poderá atuar na formação de nossos servidores”, sugeriu André.