Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal e Embrapa se reúnem para viabilizar ações de pesquisa e extensão em parceria

As entidades pretendem formalizar acordo de cooperação para o desenvolvimento de projetos em todas as unidades do Instituto

publicado: 18/06/2021 10h00, última modificação: 18/06/2021 10h00

Nesta quinta, 17, reuniram-se de forma presencial, respeitando o protocolo de distanciamento social, no auditório Oscar Sátyro, no Campus Maceió, gestores do Instituto Federal Alagoas e da Embrapa, para tratar de ações em parceria com foco no desenvolvimento sócio-produtivo e econômico em Alagoas. Participaram do encontro a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eunice Palmeira, na ocasião também representando o reitor Carlos Guedes, o pró-reitor de Extensão, Abel Coelho, diretores gerais e alguns professores dos campi Maceió, Marechal Deodoro, Murici, Penedo, Piranhas, Rio Largo e Satuba.

Pela Embrapa, além do chefe geral da instituição em Alagoas, João Flávio Veloso Silva, estiveram presentes o chefe adjunto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Embrapa Alimentos e Territórios, Ricardo Elesbão Alves, o supervisor de Inovação e Tecnologia, Aluisio Goulart Silva, e a secretária executiva do Comitê Técnico Interno, Patricia Goulart Bustamante.

Participantes distribuídos no auditório Oscar Sátyro.jpgNa ocasião, o pró-reitor de Extensão do Ifal apresentou a estrutura organizacional da instituição, assim como as 16 unidades de ensino e os cursos ofertados em suas diversas modalidades. Já Ricardo Elesbão, apresentou o histórico e a estrutura da Embrapa e da nova unidade de Alimentos e Territórios, contextualizando o propósito da entidade em firmar parcerias junto ao Ifal com foco no desenvolvimento da tecnologia agropecuária e do turismo gastronômico, entre outros projetos.

As duas instituições sinalizaram quatros encaminhamentos a serem realizados de forma gradativa: a formalização de um Acordo de Cooperação Técnica, a composição de uma comissão para definir ações especificas da parceria entre as duas entidades e a definição de um calendário de reuniões específicas com os campi do Ifal, priorizando a participação de pesquisadores, extensionistas e setores de interesse de cada campus. O encontro foi finalizado com a visita dos gestores da Embrapa ao Laboratório Compartilhado de Pesquisa e Inovação - Colab, instalado no Campus Maceió.