Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal e Emater assinam convênio para concessão de estágio para oito cursos

Ifal e Emater assinam convênio para concessão de estágio para oito cursos

No mesmo dia, Crea-AL manifesta interesse de cooperação com cursos de engenharias

por Jhonathan Pino publicado: 26/01/2021 15h31, última modificação: 26/01/2021 15h39

A gestão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) recebeu, nesta terça-feira, 26, a visita de representantes máximos de dois órgãos, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), para viabilizar possíveis ações de cooperação técnica, promoção de estágios e parcerias na capacitação de alunos e egressos do instituto.

Em um primeiro momento, o presidente da Emater, Adalberon Sá Júnior, assinou o termo do convênio de concessão de estágio para estudantes de oito cursos do Ifal, são eles: Agropecuária, Administração; Agroecologia; Agroindústria; Meio Ambiente; Biotecnologia e Gestão Ambiental, estes de nível médio técnico, além do bacharelado em Engenharia Agronômica.

Conforme a coordenadora de Estágios e Egressos do Ifal, Adriana Thiara, trata-se da primeira parceria firmada no ano, visando atender ao Projeto Agro IF Nordeste e ao Programa de Residência Profissional Agrícola (AgroResidência). Conforme o convênio assinado pela agência, cinco residentes serão acolhidos para atuar na assistência técnica da agricultura familiar em Alagoas.A coordenadora de Estágios e Egressos do Ifal, Adriana Thiara, ressalta que o Ifal está em busca de novas empresas para concessão de estágio  entre estudantes de mais de 50 cursos ofertados pelo Ifal.jpg

“A Emater será mais um espaço de formação para os nossos alunos. A agência será mais um ator estratégico do estado para o desenvolvimento de pesquisa, ensino e desenvolvimento tecnológico”, pontuou Thiara.

“Os residentes serão acompanhados por técnicos na assistência técnica de 10 agricultores familiares, cada um. Por meio dessa parceria, queremos acompanhar qual a importância dessa assistência sobre essa agricultura, que representa cerca de 70% do setor no estado alagoano”, comentou Adalberon.

O reitor Carlos Guedes lembrou que o Projeto Agro IF Nordeste terá um orçamento de R$ 13 milhões para o desenvolvimento de ações envolvendo alunos de 11 institutos federais da região Nordeste. Para ele, a contribuição da Emater se dá pela sua importância na atuação na área da agricultura familiar.

“Este protejo tem um viés de integração, onde os IFs da região Nordeste vão buscar alternativas de fomento para a agricultura familiar, por meio da extensão tecnológica, que é um viés importante da rede federal. Trata-se de uma busca por uma aproximação mais latente com o setor produtivo”, pontuou o reitor.

Parceria nas áreas de engenharias e geociências

A presidente da Crea-AL, Rosa Tenório, também esteve no gabinete da Reitoria no mesmo dia para solicitar a cooperação do Ifal para uma série de iniciativas do conselho, como o cadastro dos egressos dos cursos de áreas afins, a elaboração de um calendário de eventos e a realização de um calendário de capacitação que envolva estudantes e profissionais das engenharias e geociências.Presidente da Crea-AL, Rosa Tenório, entrega obra de 50 anos da entidade para reitor Carlos Guedes.jpg

“A ideia é ter a possibilidade de fazer palestras, tantos para aqueles que estão em formação, como os profissionais, em conjunto com as instituições de ensino do estado”, disse.

A gestora também comentou sobre a necessidade de um levantamento dos profissionais e demandas das áreas atendidas pelo conselho. “Iniciamos com a Ufal [Universidade Federal de Alagoas] e o Ifal pela capilaridade que estas instituições têm no estado. Esse levantamento de egressos é uma ação que se completa entre o Crea e as universidades, o Ifal e as demais faculdades de Alagoas”, pontuou Rosa.No centro, Adriana Thiara convida a Crea para integrar grupo de entidades parceiras do Ifal para concessão de estágios.jpg

Na ocasião, Thiara aproveitou a oportunidade para convidar o conselho para integrar o círculo de organizações que ofertam oportunidades de estágio para os estudantes do Ifal e a Pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa, lembrou que a Crea demandou a colaboração da Crea para a discussão nacional das diretrizes curriculares que irão integrar a reformulação dos cursos de engenharias do Ifal.

“É importantíssima essa aproximação do conselho com o Instituto. A gente está vivendo um momento muito particular de reformulação dos projetos pedagógicos e contar com o conselho ajudará na modelação de projetos que garantam o atendimento das expectativas do setor produtivo”, comentou o professor do curso do Ifal e também conselheiro do Crea, Alexandre Cunha Machado.