Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal doa mais de 40 mil itens de proteção individual em Alagoas

Ifal doa mais de 40 mil itens de proteção individual em Alagoas

Ação inédita e conjunta beneficiou unidades de saúde e instituições de acolhimento
por Elaine Rodrigues publicado: 06/05/2020 10h01, última modificação: 29/07/2020 22h59
Exibir carrossel de imagens Doação feita em Palmeira dos Índios contou com a presença do reitor Carlos Guedes

Em tempos de pandemia não pode faltar solidariedade. Nessa terça-feira, 5, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) se uniu para levar esperança a unidades de saúde e instituições de acolhimento de vários municípios alagoanos. A Reitoria e os 16 campi que formam o Ifal doaram mais de 40 mil itens de proteção individual e mais de três mil litros de produtos de limpeza.

Doação feita em Palmeira dos Índios contou com a presença do reitor Carlos Guedes"O dia foi de fazer o bem e ajudar os profissionais que estão diretamente na linha de frente do combate ao coronavírus", explica o reitor do Ifal, Carlos Guedes, que acompanhou a entrega dos materiais em Palmeira dos Índios. Diretores-gerais, professores, técnicos administrativos e terceirizados da instituição também realizaram entregas em Maceió, Arapiraca, Penedo, Piranhas e Murici.

De equipamentos de proteção individual foram doadas 30 mil luvas descartáveis, 6.800 toucas descartáveis, mais de três mil máscaras descartáveis, 400 aventais descartáveis e 78 óculos de proteção. Para realizar a limpeza e ajudar na desinfecção de ambientes hospitalares, também foram doados 1,5 mil litros de água sanitária, quase mil litros de desinfetante, mais de 609 litros de álcool em gel, 55 litros de sabonete líquido, mais de mil pacotes de papel toalha e quase dois mil metros de TNT.

Doação feita em MaceióEm Maceió, parte da doação foi destinada à Associação e Creche Madre Teresa de Calcutá, que atende crianças carentes no bairro de Santa Lúcia. “O que a gente pode fazer é agradecer, nesse momento tão difícil. E é uma contribuição excelente, vai ajudar bastante nossas crianças e os pais”, agradece dona Lindalva, que administra as ações da instituição.

Doação feita em Arapiraca ao Hospital de Emergência do AgresteEm Arapiraca, as doações foram feitas ao Hospital de Emergência do Agreste, que é referência no atendimento a vítimas de traumas de média e alta complexidade em todo o interior de Alagoas. A unidade conta com 120 leitos em funcionamento, dos quais 28 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O material doado pelo Ifal foi entregue à gerente-geral da unidade, Bárbara Albuquerque. “Disponibilizaram EPIs para os profissionais que estão na linha de frente no combate ao coronavírus como também material de limpeza para a instituição. Diante de uma situação como essa a qual estamos vivendo, é muito importante a gente saber que existem instituições sérias que estão ajudando nesse combate ao coronavírus”.

Casa do Bom Samaritano, em Penedo, recebeu parte das doaçõesEm Penedo, as doações foram realizadas às instituições Lar São José, que cuida de idosos, e à Casa do Bom Samaritano, que recebe pessoas com dependência química e em situação de rua. "Agora, nessa crise, nessa pandemia do coronavírus, os moradores de rua ficaram sem assistência. Eles são os primeiros a sofrer com as consequências da quarentena. Nós recebemos aqui o Ifal, que está trazendo uma doação para contribuir com a nossa missão", agradece Edmílson da Hora, coordenador da Casa do Bom Samaritano.

Doação feita em MuriciDoação feita em ViçosaDoação feita em Piranhas

As doações também seguiram para o Hospital Municipal de Murici, a Unidade de Pronto Atendimento Davi Disraeli Torres, em Viçosa, a Secretaria de Saúde e UPA de Palmeira dos Índios e a Unidade Mista de Saúde de Xingó, em Piranhas. “Esses produtos serão de grande valia aqui para essa unidade, haja vista que nós estamos não só aqui, mas em todos os estabelecimentos de saúde com uma dificuldade muito grande em manter os estoques, principalmente desse material que estamos recebendo, material de limpeza, de consumo, de proteção individual. Todo esse material será de grande ajuda a esta unidade hospitalar”, afirma Augusto César Andrade Cruz Júnior, diretor da Unidade de Saúde de Xingó.

Doação feita em Piranhas"Uma ação de solidariedade como esta, realizada pelos campi do Ifal, faz bem não apenas a quem faz, mas para quem recebe também. Fazer o bem nesse momento de pandemia ajudará a salvar vidas e traz esperança! Muito obrigado a todos os diretores e servidores envolvidos nessa demonstração de amor ao próximo", afirma Carlos Guedes. Nas próximas semanas, outras instituições deverão receber a doação de álcool em gel produzido em uma ação colaborativa do Ifal com a Universidade Federal de Alagoas.

registrado em: