Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal divulga cartilha de combate à corrupção eleitoral, elaborada pelo Ministério Público

O documento traz informações e orientações sobre o impacto dos atos de corrupção

por Jhonathan Pino publicado: 16/10/2020 15h01, última modificação: 20/10/2020 10h02

O reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes, se comprometeu a integrar a campanha de Combate à Corrupção Eleitoral, a convite da Procuradoria Regional Eleitoral em Alagoas e das Promotorias Eleitorais em Arapiraca, no último dia 8. Em conjunto com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), o Ifal utilizará seus meios de comunicação para dar visibilidade ao projeto “Sou do bem, digo não à corrupção”.

Trata-se de uma iniciativa do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL), com o objetivo de promover a conscientização de crianças e adolescentes sobre valores como ética, justiça e cidadania, sobretudo a partir de atos corriqueiros e naturalizados em nossa sociedade.

“Como instituição pública que desenvolve educação profissional, científica e tecnológica, o Instituto Federal de Alagoas tem o compromisso com toda ação de combate à corrupção, no sentido de promover e incentivar a difusão de projetos como esse do Ministério Público de nosso estado, especialmente por se tratar de uma iniciativa voltada à comunidade estudantil”, afirmou Carlos Guedes.

A cartilha, elaborada nos formatos digital e impresso, traz informações e orientações sobre o impacto dos atos pequenos e grandes de corrupção, seus atores, conceitos e definições de condutas desonestas e imorais praticadas em sociedade. O documento ainda ilustra as práticas presentes em ambientes públicos, como transporte, locais de trabalho, na política e na vida pessoal e traz questionamentos sobre o valor da consciência social.

“Quando os valores morais são fortes em uma pessoa, ao cometer algum erro, ‘ato de corrupção’ será condenada pela consciência. Vivenciará uma condenação pessoal, perderá o sono, terá vergonha de si mesmo”, define a cartilha.

Confira.