Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal consulta comunidade sobre diretrizes institucionais de retorno às atividades acadêmicas presenciais
conteúdo

Notícias

Ifal consulta comunidade sobre diretrizes institucionais de retorno às atividades acadêmicas presenciais

Formulário possibilita participação coletiva na consolidação de documento base para retomada à presencialidade

publicado: 27/09/2021 12h09, última modificação: 27/09/2021 12h09

O Instituto Federal de Alagoas - Ifal inicia, nesta segunda-feira (27), uma consulta pública sobre as diretrizes institucionais para a implementação do retorno gradual, escalonado e seguro das atividades presenciais no âmbito do Ifal.

A iniciativa tem por objetivo ampliar a participação de toda comunidade acadêmica (professores, técnicos administrativos, estudantes maiores de 18 anos e pais/responsáveis por estudantes menores de idade) e da sociedade civil na elaboração do documento que servirá de base para a retomada presencial das atividades acadêmicas da instituição no contexto de pandemia.

A minuta da resolução que trata das diretrizes institucionais para o retorno gradual, escalonado e seguro das atividades presenciais do Ifal está disposta em cinco capítulos: I - Disposições gerais; II - Regime de oferta de ensino; III - Da organização dos calendários; IV - Das condições de acesso e permanência dos/as estudantes no processo de retorno a presencialidade; V - Disposições transitórias e finais.

A consulta pública estará disponível até 06 de outubro e pode ser preenchida no link: https://forms.gle/aQ6cWaaW2it8yu5E6. O texto na íntegra está disponível para download na terceira página do formulário, e na sequência, para quem desejar contribuir com a minuta, basta seguir os próximos passos. A critério do próprio participante, será possível colaborar em todos os capítulos ou escolher aquele da sua preferência.

De acordo com a presidente da comissão do ensino responsável pelas diretrizes do retorno à presencialidade da instituição, Patrícia Borsato, a consulta pública sobre as diretrizes institucionais consiste em mais uma etapa para a consolidação do retorno às atividades presenciais do Ifal. "Por se tratar de uma decisão com impacto para toda a sociedade, entendemos que o melhor caminho é possibilitar a construção coletiva das diretrizes que irão orientar o retorno presencial das atividades acadêmicas do Instituto Federal de Alagoas por parte de todos os envolvidos neste processo", pontuou a presidente da comissão.