Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal avança no debate sobre reestruturação dos cursos técnicos integrados ao ensino médio

Processo é discutido por toda a instituição desde 2016

por Elaine Rodrigues publicado: 05/09/2019 11h44, última modificação: 06/09/2019 13h25
Exibir carrossel de imagens Discussões sobre reestruturação de cursos técnicos integrados ao ensino médio na Reitoria

A sala de reuniões ficou pequena nessa quarta-feira, 4, para o trabalho em conjunto da equipe de gestão do Instituto Federal de Alagoas e da comunidade acadêmica. O reitor Carlos Guedes, pró-reitores e demais integrantes da gestão receberam professores, técnicos, estudantes e sindicalistas ligados à instituição para dialogar sobre alguns ajustes na reestruturação dos cursos técnicos integrados.

A reunião foi marcada após decisão do Conselho Superior (Consup) para que o grupo temático discutisse pontos da deliberação de número 34 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que aprovou as diretrizes institucionais para os cursos técnicos integrados do Ifal.

Vamos fazer aqui um diálogo, de forma muito democrática, buscando uma solução em conjunto para ajustes que merecem análise da nossa instituição. Estamos aqui em um esforço coletivo para ouvir e para enfrentar todos os desafios com muita responsabilidade”, afirmou o reitor logo no início, abrindo espaço para a explanação de dúvidas e a contribuição de sugestões dos participantes.

Discussões sobre reestruturação de cursos técnicos integrados ao ensino médio na ReitoriaEntre os pontos discutidos, estiveram questões relacionadas à Educação a Distância e ao contraturno dos estudantes. A equipe de gestão agradeceu as contribuições dadas ao trabalho que foi construído de forma democrática em comissões e nos campi pela comunidade acadêmica.

Esse processo vem sendo discutido desde 2016. Ouvir estudantes, ouvir o reitor, ouvir professores e técnicos administrativos é de fundamental importância em um processo como esse. Quando a minuta foi encaminhada para o Cepe, foi na compreensão de que o Cepe poderia deliberar porque existe uma resolução do Conselho Superior que delega isso para ele. Mas se o entendimento institucional for diferente, existe espaço para encaminhar algumas sugestões para análise do Conselho Superior”, explicou a pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa, acrescentando que as questões colocadas na reunião não alteram a essência do movimento de reestruturação dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Alagoas.

Logo depois, ficou decidido que as sugestões apontadas pelo grupo vão ser apreciadas em uma nova reunião do Cepe, no dia 18, e seguem para o Conselho Superior, na reunião marcada para o dia 20. “A gente está construindo o Ifal que a gente imagina e sonha. Educação é crescimento pessoal, impactando nas pessoas que mais precisam. Cada campus tem sua realidade, suas particularidades. Então vamos encaminhar todas essas sugestões, verificar as questões legais e levá-las primeiramente ao Cepe”, finalizou Carlos Guedes.

registrado em: