Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal apresenta proposta de diretrizes institucionais para o ensino remoto emergencial em razão da pandemia

publicado: 13/08/2020 09h36, última modificação: 13/08/2020 14h49

O Ifal apresenta, nesta quinta-feira (13), uma minuta das diretrizes institucionais para o planejamento e a execução do ensino remoto emergencial no âmbito do Instituto Federal de Alagoas. O documento, construído em colaboração com as equipes pedagógicas dos campi e representantes da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI) junto ao fórum de dirigentes de ensino do instituto, está disponível para conhecimento da Comunidade Acadêmica e será submetido à avaliação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e do Conselho Superior. As diretrizes propostas estão em consonância com as medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública decorrente do Covid-19, decretadas pela Lei Nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.

De acordo com a minuta, entende-se por Ensino Remoto Emergencial, o conjunto de atividades pedagógicas a serem realizadas pelo instituto, com ou sem mediação das tecnologias digitais, no sentido de garantir atendimento acadêmico enquanto não for possível a presença física de estudantes e servidores nos dependências dos campi e reitoria do Ifal. Essas atividades serão desenvolvidas, inicialmente, no período de 30 a 50 dias, e serão acompanhadas e avaliadas quanto a sua efetividade. Confira a minuta na íntegra para saber mais informações.

Segundo a Pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa, além da minuta sobre o ensino remoto emergencial, o Instituto também está trabalhando em dois normativos voltados para a concessão e o estabelecimento de critérios do auxílio conectividade, que tem por finalidade proporcionar aos estudantes sem condições de acesso à internet a manutenção do vínculo institucional com o Ifal. De fato, durante o período de suspensão das atividades acadêmicas, o Ifal permaneceu com suas atividades administrativas em caráter remoto, de forma que a Pró-reitoria de Ensino, por meio das direções/departamentos de ensino dos campi, tem trabalhado para o planejamento de atividades de ensino remotas eficazes e assertivas.

“O planejamento com os dirigentes de ensino está sendo construído, buscando o melhor caminho possível para essa aproximação com os nossos estudantes. Nesse sentido, o documento norteador das ações para o retorno gradual do ensino remoto emergencial está sendo cuidadosamente elaborado para ser analisado e validado nas instâncias institucionais, de forma a garantir que nenhum estudante ficará para trás nesse processo”, afirmou o reitor Carlos Guedes. A apreciação da minuta das diretrizes institucionais para o ensino remoto emergencial pelo CEPE está prevista para o dia 19 de agosto. A data da reunião com o Conselho Superior será divulgada em breve.

Acesse ao vídeo de pronunciamento do reitor aqui.