Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal alcança nível máximo de excelência em instrumento de avaliação da CGU
conteúdo

Notícias

Ifal alcança nível máximo de excelência em instrumento de avaliação da CGU

Painel monitora o Programa de Integridade nas entidades governamentais

publicado: 20/07/2020 13h06, última modificação: 20/07/2020 13h10

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) atingiu na última semana a marca de 100% em todos os indicadores do Painel da Integridade Pública do Governo Federal, instrumento da Controladoria-Geral da União (CGU) utilizado para monitorar as informações sobre os programas de integridade nas entidades governamentais.

Para atingir o resultado, em março passado o Ifal instituiu a Unidade de Gestão da Integridade e a Comissão de Gestão da Integridade, responsáveis respectivamente pelo monitoramento, elaboração e execução das ações do Plano de Integridade.

O chefe da Assessoria Executiva, Wellington Spencer lembra que a comissão é composta por servidores da Comissão de Ética, Corregedoria, Ouvidoria, Assessoria Executiva, Pró-Reitoria de Administração, Diretoria de Gestão de Pessoas e Diretoria de Planejamento Institucional.

Entre os parâmetros de avaliação do Painel estavam a instituição da Unidade de Gestão da Integridade; a definição do fluxo para verificação de situações de nepotismo; a existência de uma Comissão de Ética; a definição do fluxo para análise e consultas de situações de Conflito de Interesses; a definição de fluxo para tratamento de denúncias; a existência de uma área responsável pela condução de processos disciplinares (Corregedoria); o levantamento dos riscos para a integridade e a elaboração de Plano de Integridade.

A responsável pela UGI é a professora Maria Fabíola Santos. Ela comentou que a partir dos resultados alcançados neste ano será possível aprimorar ainda mais o ambiente de integridade no Ifal. “A medida em que efetivamos as entregas das ações exigidas pelo Painel de Integridade, diversos aspectos ligados à Integridade Pública foram aprimorados”, pontuou.

Para o reitor Carlos Guedes, o Programa de Integridade fortalece a gestão e permitirá o alcance dos resultados institucionais, previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional, com maior eficiência.  

Acesse o Plano de Integridade do Ifal e demais informações sobre o programa.