Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal tem nova Empresa Júnior na área de engenharia civil
conteúdo

Notícias

Ifal tem nova Empresa Júnior na área de engenharia civil

Serviços oferecidos são de baixo custo e contribuem para o aprendizado dos graduandos

por Roberta Rocha publicado: 20/05/2022 17h02, última modificação: 20/05/2022 17h35

Universitários do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Maceió iniciaram, nos últimos meses, as atividades da EmproJr, uma empresa júnior na área de engenharia civil instalada na própria unidade de ensino. Por meio do empreendimento, são ofertados serviços como regularização de imóveis, projeto de usucapião, levantamento arquitetônico, projeto hidrosanitário e elétrico, além de orçamento de obras.

Conforme o portifólio desenvolvido pelo Departamento de Extensão, Estágios e Egressos do Ifal para divulgar a empresa júnior, os preços cobrados pelo grupo estão abaixo dos praticados no mercado. O motivo é que a entidade não possui fins lucrativos: o foco é promover o empreendedorismo do alunado participante e seu contato com o mundo do trabalho.

Atualmente, a equipe da EmproJr é composta pelos estudantes Jefferson Queiroz, Jonas Victor, Andressa Callado, Lucas Candido, Lyvia Gama, Carlos Eduardo, Isabelly Gama, Denise Peixoto, Juliana Pinto, Aléxia Melo, Leonardo Lima e Allan Lucas. Mas essa composição deve mudar, porque recentemente foi aberto processo seletivo para o ingresso de novos integrantes.

Histórico - Como começou essa trajetória que pode inspirar outros jovens universitários do Ifal? Os pioneiros eram estudantes da mesma turma de Engenharia Civil, que se reuniram para alinhar as intenções e se inscreveram no edital da instituição para habilitação de empresas juniores. Em dezembro de 2021, conseguiram CNPJ para começar a atuar e, a partir de então, foram selecionando outros nomes para compor a equipe. 

O universitário Jonas Victor lembra das dificuldades burocráticas para o registro em cartório. "No início, a gente se reunia para tratar com outras pessoas que tinham essa vivência [de empresa júnior] e nos organizamos considerando as afinidades de cada um e as atribuições definidas por área, em edital [de seleção de novos membros]", detalha.

Vivências - A EmproJr se comporta como uma empresa convencional e os participantes são alocados nas áreas de gestão de pessoas, marketing, administrativo-financeiro, projetos, vendas, além da presidência. "Já temos um fluxo empresarial, mas, cada projeto que vem, a equipe envolvida pode mudar e assim agregar todos que estejam habilitados a fazer projetos", explica Jonas Victor. 

O revezamento na atuação do grupo permite o aprendizado em áreas distintas da área de lotação. Na opinião dos estudantes, essa seria uma vantagem da empresa júnior em relação a outras vivências profissionais, como o estágio. "Já tinha estagiado antes numa parte de obras, mas a vivência na empresa júnior veio a acrescentar na parte de projetos, estudos de solo, projeto de usocapião. A gente vê a parte prática de engenharia. E além de fazer a parte do nosso setor, a gente observa o trabalho dos outros, aprende junto", ressalta a graduanda Lyvia Gama.

Para Aléxia Melo, outra possibilidade de aprendizado que a empresa júnior oferece aos integrantes é a atuação nas seletivas para escolher novos membros, com ganho de conhecimento processual para avaliadores e candidatos. "Eles [os candidatos] vivenciam o processo de seleção profissional: passam por provas, dinâmicas. Então é muito interessante passar por isso ainda na faculdade", aponta.

"Estar na EmproJr é ter um spoiler da vida profissional dentro da engenharia, com as mesmas burocracias que uma empresa comum tem", afirmam os participantes. 

O grupo está finalizando a sede própria no Campus Maceió, onde até então recebiam a clientela na sala do Laboratório Compartilhado de Pesquisa e Inovação do Campus Maceió - Colab. Apesar dos desafios, a trajetória da nova empresa júnior de engenharia civil do Ifal tem sido de muitas conquistas. A graduanda Andressa Calado lembra que já foram três projetos executados satisfatoriamente e outros sete estão em andamento. 

Entre os feitos que a universitária mais se orgulha, ela destaca o reconhecimento recebido da Federação das Empresas Juniores do Estado de Alagoas - Fejea. Em duas ocasiões, os membros da EmproJr subiram ao palco em eventos da Federação, sendo uma delas para receber o prêmio por ter atingido a meta de faturamento estabelecida para a empresa júnior. 

Integrantes da EmproJr na Jornada da Federação de Empresas Juniores de Alagoas - Fejea recebendo reconhecimento por terem atingido a meta anual de faturamento

Com a consolidação do empreendimento, há perspectiva de estender o leque de atuação, a partir da inserção de serviços de design. "É um objetivo nosso ter uma proximidade com o Design, para a gente evoluir, acrescentar no portifólio", pontua o estudante Carlos Eduardo. 

>> CONHEÇA O PORTIFÓLIO DA EMPROJR.

O atendimento do grupo ocorre presencialmente no Campus Maceió, pelo whatsapp (82) 9368-9224, no Instagram @emprojr ou pelo e-mail emprojr.maceio@ifal.edu.br.

Como fundar uma Empresa Júnior no Ifal

A Empresa Júnior é uma entidade em forma de associação civil, gerida por estudantes de ensino superior, com o propósito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos associados, capacitando-os para o mercado de trabalho. 

No Ifal, a empresa candidata à habilitação e reconhecimento deve ser vinculada ao Instituto e desenvolver, sem fins lucrativos, atividades relacionadas ao campo de abrangência de pelo menos um curso de graduação, indicado em seu estatuto.

Já os discentes, para integrar o empreendimento, precisam estar regularmente matriculados em curso de graduação da instituição na área de atuação da Empresa Júnior e dedicar carga horária de 10 horas semanais ao trabalho voluntário na empresa. 

A submissão de propostas para habilitação ocorre mediante participação em edital de fluxo contínuo, elaborado pela Pró-reitoria de Extensão, onde são avaliados critérios como a inovação, a viabilidade técnica e econômica, a articulação com Pesquisa e Ensino e a valorização do potencial empreendedor dos estudantes envolvidos. 

 Confira o vídeo onde são apontados a finalidade e os benefícios da participação em uma Empresa Junior, além dos primeiros passos para propor a criação de um empreendimento do tipo: