Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Grupo de Leitura aberto à comunidade debate temas de Filosofia no Ifal Maceió
conteúdo

Notícias

Grupo de Leitura aberto à comunidade debate temas de Filosofia no Ifal Maceió

publicado: 14/05/2019 12h08, última modificação: 14/05/2019 12h36
Grupo debate temas clássicos e atuais a partir da leitura de obras da Filosofia.

Grupo debate temas clássicos e atuais a partir da leitura de obras da Filosofia.

O Grupo de Leitura de Filosofia do Ifal está de portas abertas para quem deseja acessar novos conhecimentos! Aberto à comunidade acadêmica do Ifal e ao público externo que se interesse por leitura e Filosofia, o clube de leitura é constituído por membros docentes, discentes, técnicos e demais pessoas que se interessam por reflexões em temáticas pertinentes à Filosofia, ao teatro e à literatura em geral.

O grupo de leitura tem como objetivo estimular o hábito da leitura e provocar debates, análises e pesquisas acerca de obras de literatura e filosofia, ampliando o senso crítico nos leitores e a capacidade de reflexão.

O grupo busca também oferecer aos interessados um contato com a metodologia de leitura rigorosa e com o viés do letramento filosófico. A atividade é conduzida pelo professor Wanderlan Porto, com o apoio dos professores Ednilson Matias, Elaine Lima, e de membros do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O clube de leitura é responsável pela organização das atividades e a articulação com a instituição.

O grupo direciona a leitura de um texto semanal da literatura clássica e que dialoga com a Filosofia do século V a. C., mas que também traz questões pertinentes aos dias de hoje. O coordenador do grupo, professor Wanderlan Porto, mediador dos encontros, relata que o grupo iniciou suas atividades com a leitura e debate do clássico "As Nuvens", de Aristófanes, que parte do pressuposto da fruição prazerosa da leitura da comédia, possibilitando o despertar de questões referentes à sociedade, educação, epistemologia, cultura, religiosidade, tolerância, etc.

O clube de leitura de Filosofia do Ifal Maceió está aberto à participação coletiva e não é preciso se inscrever. Para participar, basta comparecer às reuniões que ocorrem todas às terças-feiras na coordenação de Ciências Humanas (bloco de ensino, primeiro andar) do Campus Maceió, às 13h, e são abertas para todos os que estejam disponíveis a debater e trocar conhecimentos!

registrado em: ,